3o Congresso & 3o Encontro Internacional sobre o Transtorno do Espectro do Autismo: Preenchendo lacunas “TOP DOWN” e “BOTTOM UP”

22 à 26 de julho de 2024

Sala Nelson Pereira, localizada no Espaço Reserva em Niterói - Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói - RJ, 24020-007 (Área Científica)

Uff - Campus Gragoatá - R. Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-201 (Corredor Cultural)

3º Congresso Internacional - PRESENCIAL

A sua inscrição realizada no lote apropriado, permitirá acesso às palestras e conferências nacionais e internacionais que ocorrerão na Sala Nelson. A título de cortesia, você poderá escolher gratuitamente, 2 atividades: workshops (W) ou mesas de discussão (M), a serem escolhidas no momento do seu primeiro credenciamento no dia do evento de acordo com a disponibilidade de vagas.

As demais atividades de workshops (W) e mesas de discussão (M) poderão ser adquiridas individualmente pelo valor constante na área de inscrição.

*Não será permitida a mudança de modalidade de inscrição presencial para modalidade on-line e vice-versa.

3º Congresso Internacional - ONLINE

A sua inscrição realizada no lote apropriado, permitirá acesso a transmissão das palestras e conferências nacionais e internacionais que ocorrerão na Sala Nelson (sala principal). Os demais blocos de atividades com workshops (W) e mesas de discussão (M) poderão ser adquiridos individualmente pelo valor constante na área de inscrição.

A inscrição somente para assistir aos blocos de atividades de workshop (W) ou mesa temática (M) é possível por meio de transmissão on-line das atividades.

*Não será permitida a mudança de modalidade de inscrição presencial para modalidade on-line e vice-versa.

Submissão de trabalhos

Área de submissão de trabalhos/artigos do evento

Programação

Congresso Científico

Sala Nelson Pereira

Workshop e Mesas de Discussão

Salas do Espaço Reserva

22/07 - Segunda

22/07

16:15 - 17:15

Credenciamento

22/07

17:00 - 17:45

A1 - Abertura (apresentação musical)

22/07

17:45 - 18:20

A2 - Mesa de abertura oficial

22/07

18:20 - 20:20

A3 - Conferencia de Abertura Desenvolvimento da pessoa com TEA no Brasil e no mundo

23/07 - Terça

23/07

08:00 - 08:30

Credenciamento

23/07

09:10 - 10:10

C01- História do TEA

23/07

10:15 - 11:45

C02 - Neurodesenvolvimento e viés sexual

23/07

11:45 - 13:15

Almoço

23/07

13:15 - 13:30

A/Apresentação Cultural

23/07

13:30 - 14:30

C03 - Atualização em TEA adultos

23/07

14:35 - 15:35

C04 - Avanços na análise clínica do TEA na Primeira Infância

23/07

15:35 - 16:00

Intervalo

23/07

16:15 - 17:15

C05 - Sistema Glial e sua Importância no TEA

23/07

17:15 - 17:30

C06 - Modeling ASD with brain organoids

24/07 - Quarta

24/07

08:00 - 08:30

Credenciamento

24/07

09:10 - 10:10

C07 - Classificação do TEA pela sua etiopatogenia ou Eye Tracking e Diagnóstico precoce no TEA

24/07

10:15 - 11:45

C08 - Biomarcadores em TEA

24/07

11:45 - 13:15

Almoço

24/07

13:15 - 13:30

Apresentação Cultural

24/07

13:30 - 14:30

C09 - Leite e Adesão celular - Modelo inflamatório gastrointestinal para TEA

24/07

14:35 - 15:35

C10 - Genética em TEA e sua correlação com Microbiota e Viroses

24/07

15:35 - 16:00

Intervalo

24/07

16:15 - 17:15

C11 - Desenvolvimento do Sistema Osteomuscullar no TEA

24/07

17:15 - 18:20

C12 - Autismo em Mulheres: Como pensar?

25/07 - Quinta

25/07

08:00 - 08:30

Credenciamento

25/07

09:10 - 10:10

C13 - Inflamações - desbravando o Sistema Imune no TEA

25/07

10:15 - 11:45

C14 - Processamento Visual Central e sua importância no TEA

25/07

11:45 - 13:15

Almoço

25/07

13:15 - 13:30

Apresentação Cultural

25/07

13:30 - 14:30

C15 - Gestão de uso de mídias e telas

25/07

14:35 - 15:35

C16 - Canabidiol - Estruturando o Raciocínio - baseado em evidências

25/07

15:35 - 16:00

Intervalo

25/07

16:15 - 17:15

C17 - Endurance x TEA: um paradigma para o TEA

25/07

17:00 - 17:30

C18 - Avanços em Ocitocina

25/07

17:30 - 18:20

Encerramentos

23/07 - Terça

23/07

8h30 - 10h | Sala 1

M1 - Avanços em Diagnóstico Precoce e Marcos do Desenvolvimento em TEA

23/07

10:15 às 11:45 - Sala 1

M2 - TEA vrs TOD vrs TAB: Inflexibilidade e Instabilidade do Humor

23/07

8:45 às 11:45 - Sala 2

W4 - Gestão para o Ambiente Domiciliar - parte 1

23/07

8:45 às 11:45 - Sala 3

W1 - Atendimento odontológico a pessoa com autismo

23/07

8:30 às 10h - Sala 4

M3 - Saliência, atenção dorsal posterior, flexibilidade cognitiva: disturbio de coerência central no TEA

23/07

10:15 às 11:45 - Sala 4

M4 - Comunicação, Compreensão e Expressão

23/07

8:30 - 10:00 - Sala 5

M5 - Equilíbrio, Integração da Sensopercepção, Desenvolvimento Motor: Integrando Sistemas.

23/07

10:15 às 11:45 - Sala 5

M6 - Práticas Integrativas no TEA

24/07 - Quarta

24/07

8:30 às 10h - Sala 1

M7 - Aprendizagem e cognição no TEA

24/07

10:15 às 11:45 - Sala 1

M8 - Artes Cênicas no desenvolvimento da expressividade no TEA

24/07

8:45 às 11:45 - Sala 2

W4 - Gestão para o Ambiente Domiciliar - parte 2

24/07

8:45 às 11:45 - Sala 3

W2 - Gestão Clínica Multidisciplinar médica para o TEA - parte 1

24/07

8:30 às 10h - Sala 4

M9 - Música e Canto: harmonizando sistemas orgânicos, desenvolvimento de Prosódia e linguagem falada no TEA

24/07

10:15 às 11:45 - Sala 4

M10 - A força das artes gráficas e das artes manuais para treinamento do Foco no TEA

24/07

8:30 às 10:00 - Sala 5

M11 - Terapias mediadas por animais: integração da senso-percepção e desenvolvimento emocional

24/07

10:15 às 11:45 - Sala 5

M12 - Religiosidade e Espiritualidade e sua importância para a Saúde Mental

25/07 - Quinta

25/07

8:30 às 10:00 - Sala 1

M13 - Ensino domiciliar, Atendimento Educacional Especializado Classe especial e Escola Especializada no TEA

25/07

10:15 às 11:45 - Sala 1

M14 - O Cuidado para com a Saúde Mental do Profissional da Escola.

25/07

8:45 às 11:45 - Sala 2

W5 - Gestão da Inclusão Acadêmica - parte 1

25/07

8:45 às 11:45 - Sala 3

W2 - Gestão Clínica Multidisciplinar médica para o TEA - parte 2

25/07

8:30 às 10:00 - Sala 4

M15 - Experiências de adultos com TEA

25/07

10:15 às 11:45 - Sala 4

M16 - Gerenciamento e Cuidados para com a Agressividade Grave no TEA.

25/07

8:30 às 10:00 - Sala 5

M17 - Jurisprudência do suporte financeiro da fase adulta

25/07

10:15 às 11:45 - Sala 5

M18 - Desenvolvi meu filho sem recursos

26/07 - Sexta

26/07

8:30 às 10:00 - Sala 1

M19 - Jurisprudência da Inclusão Escolar no TEA

26/07

10:15 às 11:45 - Sala 1

M20 - Tipos de Apoio Escolar

26/07

8:45 às 11:45 - Sala 2

W5 - Gestão da Inclusão Acadêmica - parte 2

26/07

8:45 às 11:45 - Sala 3

W3 - Programa de Enriquecimento do Ambiente para Indivíduos com TEA.

26/07

8:30 às 10:00 - Sala 4

M21 - Interpretação e Gestão da Dor no TEA

26/07

10:15 às 11:45 - Sala 4

M22 - AI no TEA: desafios e perspectivas.

Palestrantes

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Jennifer Stapel-Wax

Jennifer Stapel-Wax

Professora associada na Divisão de Autismo e Distúrbios Relacionados no Departamento de Pediatria na Escola de Medicina da Universidade de Emory. Seu papel clínico e administrativo primário é como o Diretora do Núcleo de Pesquisa de Extensão Comunitária de Bebês e Crianças e como Diretora de Operações de Pesquisa Clínica no Marcus Autism Center do Children & Healthcare of Atlanta. Trabalhou clinicamente com crianças e famílias por 25 anos com um período de 20 anos. Tem carreira em pesquisa de nível de doutorado, prática clínica e ensino de pós-graduação na Emory University, a Escola de Psicologia Profissional da Geórgia e no Marcus Autism Center. Ela completou seu doutorado em psicologia clínica na Escola de Psicologia Profissional da Geórgia e seu estágio em medicina comportamental pediátrica e deficiências do desenvolvimento neurológico no Hospital Infantil de Miami. A Dra. Stapel-Wax concluiu sua bolsa de pós-doutorado em neuropsicologia e deficiências do desenvolvimento neurológico no programa de bolsas pós-doutorado do Marcus Center / Emory University. Suas especialidades incluem avaliação de bebês, distúrbios de neurodesenvolvimento e consulta / ligação em múltiplos sistemas de atendimento. Ela está ativamente envolvida em sua comunidade profissional através de seus cargos em conselhos consultivos, como consultor, como membro do conselho de administração e como ex-presidente da Associação Psicológica da Geórgia. Ela também é um membro sênior da Divisão de Autismo e Faculdade de Transtornos Relacionados, orientação e orientação para professores juniores e vários comitês na Emory University e Children’s Healthcare de Atlanta. 

 

Associate professor in the Division of Autism and Related Disorders in the Department of Pediatrics at Emory University School of Medicine.Her primary clinical and administrative role is as the Director of the Community Extension Research Group for Babies and Children and as Director of Clinical Research Operations at the Marcus Autism Center of Children & Healthcare of Atlanta. He has worked clinically with children and families for 25 years over a 20-year period.He has a career in doctoral level research, clinical practice and postgraduate education at Emory University, the Georgia School of Professional Psychology and the Marcus Autism Center. She completed her doctorate in clinical psychology at the Georgia School of Professional Psychology and her internship in pediatric behavioral medicine and neurodevelopmental disabilities at Miami Children’s Hospital. Dr. Stapel-Wax completed her postdoctoral fellowship in neuropsychology and neurodevelopmental disabilities in the Marcus Center / Emory University postdoctoral fellowship program.His specialties include assessment of babies, neurodevelopmental disorders and consultation / connection in multiple care systems. She is actively involved in her professional community through her advisory board positions, as a consultant, as a member of the board of directors and as a former president of the Georgia Psychological Association. She is also a senior member of the Division of Autism and the Faculty of Related Disorders, guidance and guidance for junior teachers and various committees at Emory University and Children’s Healthcare in Atlanta.

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Manuel Casanova

Manuel Casanova

Neurologista, com ampla experiência em pesquisa relacionada a Neuropatologias. Atualmente, ele é o Presidente do SmartState em Childhood Neurotherapeutics e Professor de Ciências Biomédicas da University of South Carolina/Greenville Health Systems. 

 

Neurologist, wth extensive experience in Neuropathology and research. He is currently the SmartState Chair in Childhood Neurotherapeutics and Professor of Biomedical Sciences at the University of South Carolina/Greenville Health Systems.

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Emily Casanova

Emily Casanova

Doutorado em Anatomia e Neurobiologia pela University of Louisville’s Medical School. Com experiência em embriologia, genética e neuropatologias, com foco especial em condições de desenvolvimento neurológico, como autismo e distúrbios do tecido conjuntivo, 

 

PhD in Anatomy Science & Neurobiology from the University of Louisville’s Medical School. She has research background in embryology, genetics, and some neuropathology, with particular focus on neurodevelopmental conditions such as autism and connective tissue disorders like Ehlers-Danlos Syndrome.

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Cheryl Klaiman

Cheryl Klaiman

Trabalha no campo do transtorno do espectro do autismo (TEA) desde 1993. Ela completou seu doutorado na McGill University em Montreal, Canadá e sua residência no Yale Child Study Center. Ingressou no Marcus Autism Center e na Emory University em 2012 e atualmente é Diretora de Serviços de Diagnóstico do Marcus Autism Center, liderando uma equipe de 15 médicos para realizar avaliações diagnósticas para pacientes clínicos e de pesquisa. Ela também é diretora clínica de um ensaio clínico multilocalizado, regulamentado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, que trabalha para traduzir os esforços de pesquisa em uma ferramenta para diagnosticar o autismo. Diretora do Núcleo de Avaliação para os Subsídios do Centro de Excelência do Instituto Nacional de Saúde (NIH) do Centro.

 

She has worked in the field of autism spectrum disorder (TEA) since 1993. She completed her doctorate at McGill University in Montreal, Canada and her residency at the Yale Child Study Center. She joined the Marcus Autism Center and Emory University in 2012 and is currently Director of Diagnostic Services at the Marcus Autism Center, leading a team of 15 physicians to conduct diagnostic assessments for clinical and research patients. She is also the clinical director of a multi-localized clinical trial, regulated by the U.S. Food and Drug Administration (FDA), which works to translate research efforts into a tool to diagnose autism. Director of the Evaluation Center for Grants at the Center of Excellence of the National Institute of Health (NIH) of the Center.

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Alysson Muotri

Alysson Muotri

Muotri é professor dos Departamentos de Pediatria e Medicina Molecular e Celular na Universidade de São Diego. Ele também é o Diretor do Sanford Stem Cell Education and Integrated Space Stem Cell Orbital Research (ISSCOR), o Diretor do Centro de Arquealização (ArchC) e Associado Diretor do Center for Academic Research; Formação em Antropogenia (CARTA). Obteve bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas em 1995 e doutorado em

Genética em 2001 pela Universidade de São Paulo, Brasil. Ele se mudou para o Instituto Salk como Bolsista da América Latina em 2002 para treinamento de pós-doutorado nas áreas de neurociência e células-tronco biologia. Sua pesquisa se concentra na evolução do cérebro e na modelagem de doenças neurológicas usando células-tronco pluripotentes e organoides cerebrais. Recebeu vários prêmios, incluindo o prestigiado Prêmio Novo Inovador do Diretor do NIH, NARSAD, Emerald Foundation Young Investigator Prêmio, Prêmio Surugadai, Rock Star of Innovation, Prêmio NIH EUREKA, dois prêmios Telly para Excelência em Divulgação de Ciência, entre vários outros.

 

Dr. Muotri is a professor at the Departments of Pediatrics and Cellular Molecular Medicine at UC San Diego. He is also the Director of the Sanford Stem Cell Education and Integrated Space Stem Cell Orbital Research (ISSCOR), the Director of the Archealization Center (ArchC), and Associate Director for the Center for Academic Research & Training in Antropogeny (CARTA). Dr. Muotri earned a BSc in Biological Sciences from the State University of Campinas in 1995 and a Ph.D. in Genetics in 2001 from the University of Sao Paulo, Brazil. He moved to the Salk Institute as Pew Latin America Fellow in 2002 for postdoctoral training in the fields of neuroscience and stem cell biology. His research focuses on brain evolution and modeling neurological diseases using human induced pluripotent stem cells and brain organoids. He has received several awards, including the prestigious NIH Director’s New Innovator Award, NARSAD, Emerald Foundation Young Investigator Award, Surugadai Award, Rock Star of Innovation, NIH EUREKA Award, two Telly Awards for Excellence in Science Communication, among several others.

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Ana Carolina Steinkopf da Silva

Ana Carolina Steinkopf da Silva

Ana Carolina Steinkopf é fundadora e diretora do Instituto Steinkopf para pesquisa, desenvolvimento, produção artísticas e integração de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Criadora do programa Uma Sinfonia Diferente – programa musical para desenvolvimento de pessoas com autismo. Graduada em Musicoterapia na Universidade Federal de Goiania em 2013. Seus interesses de pesquisa estão no impacto da musicoterapia em distúrbios neurológicos como Autismo. Como musicoterapeuta, ela trabalha com crianças e adultos com autismo desde 2013. 

 

Ana Carolina Steinkopf is the founder and director of the Steinkopf Institute for research, development, artistic production and integration of people with autism spectrum disorder (ASD). Creator of the program A Different Symphony – a musical program for the development of people with autism. Graduated in Music Therapy at the Federal University of Goiania in 2013. Her research interests are in the impact of music therapy on neurological disorders such as Autism. As a music therapist, she has worked with children and adults with autism since 2013.

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Caio Abujadi

Caio Abujadi

Psiquiatra, trabalho com enfase em transtorno do espectro do autismo, tdah, psiquiatria da adolescência e infância. É Socio-Fundador e atual presidente da Associação Caminho Azul.

 

Psychiatrist, work with an emphasis on autism spectrum disorder, ADHD, adolescent and childhood psychiatry. He is a founding partner and current president of Associação Caminho Azul.

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Carlos Gadia

Carlos Gadia

Neurologista infantil, realizou residência e fellow de neurologia pediátrica no University of Miami/Jackson Memorial Hospital. Fellow em Epilepsia Pediátrica e Neurofisiologia Clinical Neurophysiology at Boston Children’s Hospital/ Harvard Medical School. Diretor, Programa de Rede de Desenvolvimento Cerebral do Nicklaus Children’s Hospital.  

 

Child neurologist, he performed residency and pediatric neurology fellowship programs at the University of Miami/Jackson Memorial Hospital. Fellowship in Pediatric Epilepsy and Clinical Neurophysiology at Boston Children’s Hospital/ Harvard Medical School. Director, Brain Development Network Program at Nicklaus Children’s Hospital.

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Carlos Schmidt

Carlos Schmidt

Psicólogo, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS, 2004/2008), Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),Pós-Doutorado pela Purdue University, Indiana, EUA (2022-2023), Docente do depto de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), Líder do grupo de pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA/CNPq), Editor-chefe da Revista Educação Especial (UFSM), Coordenador regional do Fórum de Editores de Periódicos em Educação (FEPAE/ANPED, Região Sul), vice-coordenador do GT 79 – Transtorno do Espectro Autista (TEA):Pesquisas na saúde e educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

 

Psychologist, Master’s and Doctorate in Developmental Psychology (UFRGS, 2004/2008), Associate Professor at the Federal University of Santa Maria (UFSM), Post-Doctorate at Purdue University, Indiana, USA (2022-2023), Professor in the Education department Special and Postgraduate Program in Education (PPGE/UFSM), Leader of the Special Education and Autism research group (EdEA/CNPq), Editor-in-chief of the Special Education Magazine (UFSM), Regional coordinator of the Forum of Periodical Editors in Education (FEPAE/ANPED, Southern Region), deputy coordinator of GT 79 – Autism Spectrum Disorder (ASD): Research in health and education at the National Association for Research and Postgraduate Studies in Psychology (ANPEPP).

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Diana Cavalcanti

Diana Cavalcanti

Bióloga, Mestre e Doutora em Química, professora da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo (NEPA/UFF), vice-presidente da Associação Caminho Azul e mãe de jovem com autismo.

 

Biologist, Master and PhD in Chemistry,professor at Universidade Federal Fluminense, coordinator of the Professional Master’s Course in Diversity and Inclusion at UFF, coordinator of the Center for Studies and Research in Autism (NEPA / UFF), vice president of Associação Caminho Azul and mother of a young person with autism.

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Fernanda Carneiro

Fernanda Carneiro

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ; Certificada em Integração Sensorial pela Universidade Sul da Califórnia; Especialidade em atendimento com crianças e adolescente dentro do Espectro Autista mais de 15 anos; Formação do Conceito Neuroevolutivo Bobath Infantil; Consultora de diversas Clínicas e de terapeutas ocupacionais do Brasil/ USA/Irlanda; Analista de Comportamento Profile; Professora Convidada da Pós-Graduação do CBI of Miami; Professora Convidada da Pós- Graduação da Academia do Autismo; Formação Internacional no modelo Dir- floortime; Formação em Seletividade Alimentar e Desfralde; • Formação Internacional de Práxis; Formação em Neurociência Integrada na Teoria de Integração Sensorial de Ayres; Capacitação do Treinamento da Medida de Fidelidade; Membro da Comissão do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFRJ.

 

Professor at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro – IFRJ; Certified in Sensory Integration from the University of Southern California; Specialty in working with children and adolescents on the Autistic Spectrum for over 15 years; Formation of the Infant Bobath Neuroevolutionary Concept; Consultant for several Clinics and occupational therapists in Brazil/USA/Ireland; Profile Behavior Analyst; Guest Professor of the CBI of Miami Postgraduate Course; Guest Professor of the Postgraduate Course at the Autism Academy; International Training in the Dirfloortime model; Training in Food Selectivity and Potty Training; • International Praxis Training; Training in Integrated Neuroscience in Ayres’ Theory of Sensory Integration; Loyalty Measurement Training Capacity; Member of the IFRJ Service Center for People with Specific Needs Committee.

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Helena Brentani

Helena Brentani

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora do departamento de psiquiatria da FMUSP. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão gênica, gênomica, neurociências, transtornos do espectro autista, transtornos do neurodesenvolvimento

 

She holds a degree in Medicine from the University of São Paulo (1990), a master’s degree in Psychiatry and Medical Psychology from the Federal University of São Paulo (1998) and a PhD in Psychiatry from the University of São Paulo (2001). She is currently a professor in the psychiatry department at FMUSP. She has experience in the area of Psychiatry, with an emphasis on bioinformatics, working mainly on the following topics: gene expression, genomics, neurosciences, autism spectrum disorders, neurodevelopmental disorders.

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José Otávio Pompeu

José Otávio Pompeu

Jose Otavio possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Realizou pós-doutorado no PACC/UFRJ (2012) em cultura digital. Também fez estágio de pós-doutorado na universidade finlandesa Turku University of Applied Sciences, onde estudou Inteligência Artificial e eHealth. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) e do Espaço Alexandria da UFRJ, tem atuação interdisciplinar e é responsável pela disciplina Mapas: desvendando a mente e o espaço para alunos dos mais variados cursos da UFRJ. Realiza cooperação técnica com o Instituto Federal de São Paulo, campus Sorocaba, onde desenvolve o protótipo de carro elétrico adaptado para pessoas com deficiência e criação de Inteligência Artificial Aplicada. Apresenta lives de divulgação científica no youtube pelo Espaço Alexandria/UFRJ. Foi especialista do tem educação e pessoas com deficiência na Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Organização das Nações Unidas em Nova York em 2017.

 

Jose Otavio has a degree in Occupational Therapy from the Federal University of São Carlos (1999), a master’s degree in Arts from the State University of Campinas (2006) and a doctorate in Arts from the State University of Campinas (2011).Post-doctorate at PACC / UFRJ (2012) in digital culture. He also did a postdoctoral internship at the Finnish University Turku University of Applied Sciences, where he studied Artificial Intelligence and eHealth.He is currently an adjunct professor at the Federal University of Rio de Janeiro at the Tércio Pacitti Institute of Computational Applications and Research (NCE / UFRJ) and at the Espaço Alexandria at UFRJ, has an interdisciplinary role and is responsible for the discipline Maps: unraveling the mind and space for students of the most varied courses at UFRJ. It carries out technical cooperation with the Federal Institute of São Paulo, Sorocaba campus, where it develops the prototype of an electric car adapted for people with disabilities and the creation of Applied Artificial Intelligence.Presents scientific dissemination lives on youtube at Espaço Alexandria / UFRJ. He was a specialist in education and people with disabilities at the United Nations Conference on the Rights of Persons with Disabilities in New York in 2017.

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Kamila Castro

Kamila Castro

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em nutrição pediátrica, Mestre e Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFRGS. Atuou como pesquisadora em Instituições nacionais e internacionais, desenvolvendo projetos clínicos e experimentais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Atualmente atua como como Nutricionista na Polaris, Coordenadora do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Instituto Priorit e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos da UFPel. Atualmente é Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq – Nível A. 

 

Nutritionist graduated from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Specialist in pediatric nutrition, Master and PhD from the Postgraduate Program in Child and Adolescent Health at UFRGS. She worked as a researcher in national and international institutions, developing clinical and experimental projects on Autism Spectrum Disorder (ASD). She currently works as a Nutritionist at Polaris, Coordinator of the Department of Research, Development and Innovation at Instituto Priorit and post-doctoral student in the Postgraduate Program in Nutrition and Food at UFPel. She is currently a CNPq-Level A Industrial Technological Development Fellow.

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Lee Fu I

Lee Fu I

Lee Fu I graduou em Medicina em 1986 pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e fez a residencia médica em psiquiatria, com enfase na psiquiatria da infância e da adolescência no Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (1987-1989). Foi Professor-Doutora da Faculdade de Ciências da Saúde e Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo (1999-2000). Em 1999 completou o seu Doutorado em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Desde 1989 é Médica Supervisora do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da faculdade de Medicina da USP. Em 1996 criou o Programa de Atendimento de Transtornos Afetivos para crianças e adolescentes (PRATA-IPq-HCFMUSP). 

 

Lee Fu I graduated in Medicine in 1986 from the Escola Paulista de Medicina at the Federal University of São Paulo (UNIFESP) and completed his medical residency in psychiatry, with an emphasis on childhood and adolescent psychiatry at the Institute of Psychiatry (IPq) of the Faculty of Medicine from the University of São Paulo (FMUSP) (1987-1989). He was Professor-PhD at the Faculty of Health Sciences and Psychology at the Methodist University of São Paulo (1999-2000). In 1999 he completed his Doctorate in Medicine from the Department of Psychiatry at FMUSP. Since 1989, she has been a Supervising Physician at the Institute of Psychiatry at the Hospital das Clinicas of the USP Faculty of Medicine. In 1996 she created the Affective Disorders Assistance Program for children and adolescents (PRATA-IPq-HCFMUSP).

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Lucelmo Lacerda

Lucelmo Lacerda

Pós-Doutorado em Psicologia pela UFSCar, estudando a inclusão escolar da pessoa com TEA, Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em História pela PUC-SP, Historiador, Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar, Mediação escolar em processos inclusivos. Tem interesse em Psicologia Experimental e Pesquisa Aplicada em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências. É autor do livro Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução, 2018.

 

Post-Doctorate in Psychology at UFSCar, studying the school inclusion of people with ASD, Doctor in Education at PUC-SP, Master in History at PUC-SP, Historian, Specialist in Special, Inclusive Education and Inclusion Policies. Researches the representation of the person with ASD, School inclusion, School mediation in inclusive processes. He is interested in Experimental Psychology and Applied Research in a school environment, implementing evidence-based pedagogical practices. He is the author of the book Autism Spectrum Disorder: a very brief introduction, 2018.

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Mônica Leitão

Mônica Leitão

Graduada em Medicina pela PUC Campinas,Mestrado em Farmacologia pela UNICAMP, Doutorado em Imunologia pela USP, 20 anos de experiência e  mais de 25 anos de experiência na área de Imunologia e Alergologia. Ampla experiência em imunodeficiências, alergias graves e distúrbios imunológicos no TEA. Docente titular da disciplina de Imunologia da Faculdade de Medicina da PUC Campinas e médica do corpo clínico do Hospital Vera Cruz.

 

Graduated in Medicine from PUC Campinas, Master’s degree in Pharmacology from UNICAMP, Doctorate in Immunology from USP, 20 years of experience and more than 25 years of experience in the area of Immunology and Allergology. Extensive experience in immunodeficiencies, severe allergies and immunological disorders in ASD. Full professor of the Immunology discipline at the Faculty of Medicine of PUC Campinas and physician on the clinical staff at Vera Cruz Hospital.

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Patrícia Braga

Patrícia Braga

Bióloga, com mestrado em Virologia e doutorado em Biologia Molecular, ambas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Fez dois pós-doutorados no Brasil, um na Faculdades de Medicina (Biologia Celular) e outro na Faculdade de Medicina Veterinária (Biologia Celular e Terapia Celular) da Universidade de São Paulo. Fez um pós-doutorado sabático em Neurociências na University of California San Diego (UCSD). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade (ICB) de São Paulo e Pesquisadora permanente da Plataforma Científica Pasteur-USP (SPPU), unidade membro internacional dos Institutos Pasteur. 

 

Biologist, with a master’s degree in Virology and a PhD in Molecular Biology, both from the Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). She did two post-docs in Brazil, one at the Medical Schools (Cell Biology) and the other at the Faculty of Veterinary Medicine (Cell Biology and Cell Therapy) at the Universidade de Sao Paulo. She did a sabbatical postdoctoral in Neuroscience at the University of California San Diego (UCSD). She is currently an Associate Professor in the Department of Microbiology at the Institute of Biomedical Sciences at the Universidade de Sao Paulo and a permanent researcher at the Scientific Platform Pasteur-USP (SPPU), an international member of the Pasteur Institutes.

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Rodrigo Brívio

Rodrigo Brívio

Profissional de Educação Física, especializado e no atendimento de crianças dentro do Espectro Autista. 

 

Physical Education Professional, specialized and specialized in child care within the Autistic Spectrum.

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Rosa Magaly Campelo Borba Morais

Rosa Magaly Campelo Borba Morais

Residência e título de especialista em Psiquiatria geral e Psiquiatria da Infância e Adolescência. 

Pesquisadora do Laboratório de Neurociência do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libânes – SP, Médica do PROTEA – Programa de Transtorno do Espectro Autista IPq-HC-FMUSP. 

 

Residency and title of specialist in General Psychiatry and Child and Adolescent Psychiatry. Researcher at the Neuroscience Laboratory of the Teaching and Research Institute of Hospital Sírio Libânes – SP Doctor at PROTEA – Autism Spectrum Disorder Program IPq-HC-FMUSP.

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Rudimar Riesgo

Rudimar Riesgo

Neuropediatra, Doutorado em Pediatria pela UFRGS. Membro da International Child Neurology Association, da International Society for Autism Research e da Academia Iberoamericana de Neuropediatria. Professor de Medicina do Departamento de Pediatria da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFRGS). É Chefe da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

 

Pediatric neurologist, PhD in Pediatrics at UFRGS. Head of the Neuropediatrics Unit of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Member of the International Child Neurology Association, the International Society for Autism Research and the Ibero-American Academy of Neuropediatrics. Professor of Medicine, Department of Pediatrics, UFRGS and Post Graduate Program in Child and Adolescent Health (UFRGS).

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Sylvia Ciasca

Sylvia Ciasca

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutorado em Neurociencias pela Universidade Estadual de Campinas (1994), Livre Docência em Neurologia Infantil (2005). Atualmente é Professora Associado III da Universidade Estadual de Campinas. Membro da Academia Ibero-Americana de Neurologia Pediátrica (AINP), Academia Brasileira de Neurologia, IACAPP. Presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, biênio 2009-2011, Vice-Presidente da ABENEPI, biênio 2013-2015, Presidente do III Congresso Internacional e XXIII Congresso Nacional da ABENEPI, 2015. Assessora técnica de vários periódicos nacionais e internacionais, Assessoria técnica: Fapesp, CNPq e Capes Coordenadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção – DISAPRE, Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP, Coordenadora dos Cursos de Especialização em Neuropsicologia aplicada a Neurologia Infantil, Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP; Parecerista de diversos periodicos nacionais e internacionais. Lider do Grupo de Pesquisa Neurodesenvolvimento, Escolaridade e Aprendizagem (CNPq). 

 

Degree in Psychology from the Pontifical Catholic University of Campinas (1979), Master’s degree in Neurosciences and Behavior from the University of São Paulo (1990) and PhD in Neurosciences from the State University of Campinas (1994), Free Teaching in Child Neurology (2005). She is currently Associate Professor III at the State University of Campinas. Member of the Ibero-American Academy of Pediatric Neurology (AINP), Brazilian Academy of Neurology, IACAPP. President of the Brazilian Association of Neurology, Child Psychiatry and Related Professions, 2009-2011, Vice-President of ABENEPI, 2013-2015, President of the III International Congress and XXIII National Congress of ABENEPI, 2015. Technical advisor to several national and international, Technical assistance: Fapesp, CNPq and Capes Coordinator of the Laboratory of Learning Disorders and Attention Disorders – DISAPRE, Faculty of Medical Sciences/UNICAMP, Coordinator of Specialization Courses in Neuropsychology applied to Child Neurology, Faculty of Medical Sciences/UNICAMP; Reviewer for several national and international journals. Leader of the Neurodevelopment, Schooling and Learning Research Group (CNPq).

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Walter Camargos

Walter Camargos

Possui graduação em medicina pela Universidade do Vale do Sapucai (1987). Tem experiência na área de Medicina, com residência médica nas áreas de pediatria (UNIVAS) e neurologia infantil (UNICAMP)e também experiência em neuroimagem(desde 2000). 

 

Have a degree in medicine from Vale do Sapucai University (1987). Have experience in the field of Medicine, with medical residency in the areas of Pediatrics (UNIVAS) and Child Neurology (UNICAMP), as well as experience in neuroimaging (since 2000).

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Carmem Gottfried

Carmem Gottfried

Graduação em Farmácia pela UFSM (1991), Mestrado em Bioquímica pela UFRGS (1996) e Doutorado em Bioquímica pela UFRGS (2000), com bolsa sanduíche na Universidade de Newcastle, Austrália (1997). Pós-Doutorado no Instituto du Fer à Moulin, INSERM-UPMC, Sorbonne – Paris, França (2014-2015). Atualmente é professora titular pela UFRGS. Orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Ciências-Biológicas: Bioquímica e Neurociências. 

 

Degree in Pharmacy from UFSM (1991), Master’s degree in Biochemistry from UFRGS (1996) and PhD in Biochemistry from UFRGS (2000), with a sandwich scholarship at the University of Newcastle, Australia (1997). Post-Doctorate at the Institute du Fer à Moulin, INSERM-UPMC, Sorbonne – Paris, France (2014-2015). She is currently a full professor at UFRGS. Advisor in Postgraduate Programs in Biological Sciences: Biochemistry and Neurosciences.

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Victorio Bambini

Victorio Bambini

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e pós-doutorado pela da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Lecturer in Biosciences na University of Central Lancashire (UK). 

 

Graduated in Biomedicine from the Federal University of Rio Grande do Sul (2008), master’s degree in Biological Sciences (Biochemistry) from the Federal University of Rio Grande do Sul (2010), PhD in Biological Sciences (Biochemistry) from the Federal University of Rio Grande do Sul (2014) and post-doctorate at Fundação Oswaldo Cruz. He is currently Lecturer in Biosciences at the University of Central Lancashire (UK).

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Liubiana Araujo

Liubiana Araujo

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fellow at Harvard Medical School, área de neurociências e neuromodulação terapêutica. Doutora em neuropediatria e reabilitação pelo Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da Universidade Federal da Bahia. 

 

Graduated in medicine from the Federal University of Minas Gerais. Fellow at Harvard Medical School, area of neuroscience and therapeutic neuromodulation. PhD in neuropediatrics and rehabilitation from the Postgraduate Program in Medicine and Health at the Federal University of Bahia.

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Fabricio Moser

Fabricio Moser

Ator, Diretor, Professor e Pesquisador das Artes Cênicas, realiza Doutorado em Artes Cênicas (USP) e é Mestre (UNIRIO/2011) e Bacharel (UFSM/2006) na mesma área, tendo desenvolvido nesses processos acadêmicos pesquisas sobre o trabalho do ator, o teatro e os públicos neurodiversos e a história do teatro brasileiro. Mora no Rio de Janeiro desde 2009, tem diversa criação artística e experiência profissional na área do teatro e coordena a Pós-graduação em Artes Aplicadas na Promoção da Saúde do CBI of Miami.

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Cristiane Menezes Muñoz

Cristiane Menezes Muñoz

Atriz, palhaça, diretora, pesquisadora e palestrante. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestra em Artes Cênicas pela mesma instituição. Graduada em Artes Cênicas – habilitação: Interpretação ( UNIRIO). Pós graduada em Educação pelo Instituto A Vez do Mestŕe ( Universidade Veiga de Almeida). Especialização em Direitos Humanos com ênfase em Direitos Culturais da Pessoa com Deficiência pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas GeraisInstituto. Palhaça- pedagoga integrante de Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Representante brasileira da IIAN ( Internacional Inclusive Arts Network) para pesquisa em Teatro e acessibilidade. Membro do CBTIJ/ ASSITEJ RJ ( Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude. Foi professora concursada do município do Rio de Janeiro e da ETET( Escola Técnica Estadual de Teatro) Martins Penna. Professora de Teatro e pesquisadora sobre os temas palhaçaria, comicidade, Educação Inclusiva, autismo, Filosofia e Neurociências.

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Elisabete Souza

Elisabete Souza

Formada no Magistério, licenciada em Letras, Português / Inglês, pós graduada em Psicopedagogia, com ênfase em Deficiência intelectual e  também em  Neurociências e Educação. Leciona desde o ano de 1991.Professora efetiva na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e professora efetiva da Prefeitura Municipal de Cruzeiro, consultora e palestrante na área de Educação Especial Inclusiva. Em sua história profissional, através de concurso público, atuou como professora de Educação Infantil na Prefeitura de Lavrinhas, professora do Programa de Autismo e de estimulação precoce ,também trabalhou com em parceria com o setor de fonoaudiologia  em atendimentos de estimulação da fala, na APAE, professora do supletivo na SEESP, professora do Programa de Salas de Aceleração. Já na área privada foi professora do “Colégio Cristo Rei”, no Ensino Fundamental e de Literatura no Ensino Médio. Está na função de Assistente Pedagógica de Educação Especial Inclusiva e coordenadora da equipe transdisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Comunidade Escolar(NASCE), composto por pediatra , enfermeira, terapeutas, assistentes sociais e psicopedagogas no Município de Cruzeiro ,SP.  Na sua trajetória de formação continuada destaca: Programa LETRA E VIDA /SEESP Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, Programa TEIA DO SABER/SEESP, Aperfeiçoamento- metodologias de ensino de disciplinas da área de linguagens e códigos e suas tecnologias, Contextualizando a matemática /SEESP, O ensino de matemática em questão /SEESP, Treinamento e orientação técnica multidisciplinar em Educação Especial /APAE, Alfabetização em Educação Especial/APAE, Treinamento em programa de alfabetização de jovens e adultos, Projeto Buscando respostas-Psicologia do desenvolvimento, A criança e o conhecimento/SEESP, O Universo do texto/SEESP, Metodologias de ensino da leitura em todos os componentes curriculares do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio/SEESP, Seminários “Direito à Diversidade”, Conhecendo ABA/MAIS SOBRE TEA ,Introdução DIR/ Floortime, MAIS SOBRE TEA,1°Encontro Internacional de Associações ,familiares e cuidadores de autistas /Caminho Azul ,Congressos Internacionais sobre Autismo . VOLUNTÁRIA: -Grupo Conhecer –das diferenças às igualdades (profissionais que estudam e partilham conhecimento sobre a inclusão) -Caminhada Inclusiva (profissionais e familiares relacionados à todas as deficiências) -Caminho Azul (equipe pedagógica)

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Lais David Amaral

Lais David Amaral

Professora Assistente do Curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília – UCB, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde – UnB, Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva – UnB; Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e Odontopediatria – Uningá e Instituto ORION., Habilitação em Odontologia Hospitalar – CEMOI e Laserterapia – FO UFG

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Francine do Couto Lima Moreira

Francine do Couto Lima Moreira

Especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Habilitada em Laserterapia e Sedação consciente com Óxido Nitroso, Mestre em Odontologia, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta de OPNE da Faculdade de Odontologia da UFG, Coordenadora da Odontologia Hospitalar da UFG, Coordenadora do curso de especialização em OPNE da UFG

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Bruna Lavinas Sayed Picciani

Bruna Lavinas Sayed Picciani

Especialista em estomatologia, odontologia para pacientes com necessidades especiais e Ortodontia, Habilitada em Sedação, Laserterapia e Odontologia Hospitalar; Mestre e doutora em patologia; Professora de estomatologia UFF; Professora Permanente dos Programas de Pós-graduação em Odontologia e Patologia da UFF; Fundadora da Adequare Odontologia Domiciliar, CEO da Odontologia Especial Cursos, Coordenadora da Clínica de Ortopedia em PNE – UFF, Professora da Feso, Pos-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) – UFF

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Mônica Taulois

Mônica Taulois

Possui graduação em Medicina pela Universidade Severino Sombra(1989), especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Super pelo Fundação Oswaldo Cruz(2006), especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA pela FACULDADE ARTHUR SA EARP NETO – FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS(2002), mestrado-profissionalizante em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo(2007), residencia-medicapelo Departamento de Pessoal do Ministério da Saúde(1992) e residencia-medicapela Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro(1993). Atualmente é PROFESSOR ASSISTENTE I da Universidade do Grande Rio, Medica – Pediatra da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e PEDIATRA da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – POLICLÍNICA PIQUET CARNEIRO. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria. Atuando principalmente nos seguintes temas:GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA, Pediatria. 

 

Graduated in Medicine from Universidade Severino Sombra (1989), specialization in Activation of Change Processes in Super Training from Fundação Oswaldo Cruz (2006), specialization in medical education from the Faculty of Medicine of Petropolis, professional master’s degree in Teaching in Health Sciences from the Federal University of São Paulo (2007), medical residency at the Personnel Department of the Ministry of Health (1992) and medical residency at the Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (1993). He is currently Assistant Professor I at the University of Grande Rio.

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Viviane Lione

Viviane Lione

É pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo com ênfase em microscopia confocal e eletrônica (2008). Pós-doutora em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Prof Adjunta da Faculdade de Farmácia da UFRJ, Coordenadora do Laboratório de Bioensaios Farmacêuticos, É professora do Programa de Pós Graduação em Nanobiossistemas – UFRJ. Atua também na área de Ensino e Educação Especial como professora colaboradora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – IB-UFF nas linhas de transtorno, síndromes e deficiências, com interesse em Autismo, neurociências e educação, produção de material didático inclusivo e estratégias pedagógicas para atendimento a pessoa com deficiência. Também é coordenadora do Grupo de Estudos em Transtorno do Espectro Autista (GETEA) e Membro da Associação Caminho Azul.

 

Ostdoctoral fellow at the Federal University of São Paulo with an emphasis on confocal and electron microscopy (2008). Post-doctorate in Pharmaceutical Sciences from the Faculty of Pharmacy of the Federal University of Rio de Janeiro (2009). Adjunct Professor at the Faculty of Pharmacy at UFRJ, Coordinator of the Pharmaceutical Bioassay Laboratory, Professor of the Postgraduate Program in Nanobiosystems – UFRJ. She also works in the area of ​​Teaching and Special Education as a collaborating professor on the Professional Master’s Course in Diversity and Inclusion – IB-UFF in the areas of disorders, syndromes and disabilities, with an interest in Autism, neurosciences and education, production of inclusive teaching material and strategies pedagogical services for people with disabilities. She is also coordinator of the Autism Spectrum Disorder Study Group (GETEA) and Member of the Caminho Azul Association.

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Jomilto Praxedes

Jomilto Praxedes

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) da UFF, Doutor em Ciências pela UNESP/FEG, Mestre em Ciências pela UNESP/FEG, Pós-Graduado em Biomecânica UFRJ e possui graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da UERJ, regente das disciplinas Desenvolvimento Motor, Educação Física Escolar Infantil, Tópicos Especiais e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e II, e Coordenador e Pesquisador do Laboratório de Ciência do Movimento e Comportamento Humano.

 

Postdoctoral student at the Postgraduate Program in Sciences, Technologies and Inclusion (PGCTIn) at UFF, PhD in Sciences at UNESP/FEG, Master of Science at UNESP/FEG, Postgraduate in Biomechanics UFRJ and a full degree in Physical Education from the State University of Rio de Janeiro. He is currently an Adjunct Professor at UERJ, chair of the subjects Motor Development, Early Childhood School Physical Education, Special Topics and Course Completion Work (TCC) I and II, and Coordinator and Researcher at the Movement Science and Human Behavior Laboratory.

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Aline Kabarite

Aline Kabarite

Fonoaudióloga, psicomotricista, co-fundadora e diretora do Instituto Priorit.

Speech therapist, psychomotricist, co-founder and director of the Instituto Priorit.

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Flávia Marçal

Flávia Marçal

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2015). Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2010) e Especialista em Direito do Estado pela Universidade da Amazônia-UNAMA e Escola de Governo do Estado do Pará-EGPA (2008). Professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia e Professora Formadora da ESAF- Escola Superior de Administração Fazendária e ENAP- Escola Nacional de Administração Pública. Membro do Grupo de Trabalho do Estado do Pará para Políticas voltadas a Pessoa com Autismo. Membro do Grupo de Trabalho para atualização das Diretrizes Nacionais da Educação Especial (CNE/MEC). Fundadora e Voluntária do Grupo Mundo Azul. Vice-Coordenadora da Especialização em Autismo ofertada pela Universidade do Estado do Pará em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia. Coordenadora do Projeto TEA – UFRA/MEC. Pesquisa com ênfase em Direitos Humano, Inclusão Social, Educação e Políticas Públicas, além dos temas de Direito Público.

 

PhD in Social Sciences from the Federal University of Pará (2015). Master in Law from the Federal University of Pará (2010) and Specialist in State Law from the University of Amazônia-UNAMA and School of Government of the State of Pará-EGPA (2008). Adjunct Professor at the Federal Rural University of the Amazon and Training Professor at ESAF- Higher School of Finance Administration and ENAP- National School of Public Administration. Member of the Working Group of the State of Pará for Policies aimed at People with Autism. Member of the Working Group to update the National Guidelines for Special Education (CNE/MEC). Founder and Volunteer of the Mundo Azul Group. Vice-Coordinator of the Specialization in Autism offered by the State University of Pará in partnership with the Federal Rural University of the Amazon. Coordinator of the TEA Project – UFRA/MEC.

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Cesar de Moraes

Cesar de Moraes

Psiquiatra da infância e adolescência, Mestre e doutor em Saúde Mental pela Unicamp, Membro do Disapre (unicamp), Apresentador do podcast sobre saúde mental ” A gente e a mente”.

 

Specialist in childhood and adolescence psychiatry, master in Mental Health, doctor in Medical Sciences, and postdoctoral fellow in neurology at the State University of Campinas. He is an adjunct professor of psychiatry at the Center for Life Sciences – Faculty of Medicine at PUC-Campinas.

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Grazi Gadia

Grazi Gadia

Grazi Gadia é de Porto Alegre, Brasil. Ela é graduada em publicidade e marketing e artista plástica. Há dezessete anos, ela mudou-se do sul do Brasil para o sul da Flórida. Nos últimos anos, Grazi participou de 3 edições da ARTBRAZIL, em Fort Lauderdale, expondo a sua arte e promovendo workshops sociais sobre o tema Autismo. Ela foi convidada a pintar alguns murais dentro do Nicklaus Children’s Hospital Dan Marino Center (Weston, FL). Desde então, Grazi vem expressando sua criatividade, pintando paredes em outros centros médicos, consultórios e clínicas pediátricas do Brasil e dos Estados Unidos. A artista também criou e pintou o “Mural Night and Day” no ELS – Autism Center of Excellence.

 

Grazi Gadia is from Porto Alegre, Brazil. She has a degree in advertising and marketing and is an artist. Seventeen years ago, she moved from southern Brazil to southern Florida. In recent years, Grazi participated in 3 editions of ARTBRAZIL, in Fort Lauderdale, exhibiting her art and promoting social workshops on the topic of Autism. She was asked to paint some murals inside the Nicklaus Children’s Hospital Dan Marino Center (Weston, FL). Since then, Grazi has been expressing her creativity, painting walls in other medical centers, offices and pediatric clinics in Brazil and the United States. The artist also created and painted the “Night and Day Mural” at ELS – Autism Center of Excellence.

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Mirian Revers

Mirian Revers

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Residência em Psiquiatria pela UEL e em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela PUC de Campinas. Psiquiatra colaboradora do PROTEA.

 

She graduated in Medicine from the State University of Maringá (2007). Residency in Psychiatry at UEL and in Child and Adolescent Psychiatry at PUC de Campinas. Psychiatrist collaborating with PROTEA.

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Viviane de Leon

Viviane de Leon

Terapeuta Ocupacional, graduada pelo Instituto Porto Alegre (1988). Em 1995, concluiu pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica na FAPA (Faculdade Porto Alegrense). Em 2003, tornou-se Mestre e, em 2008, Doutora na área de Psicologia do Desenvolvimento em programa de intercâmbio entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Instituto de Psicologia e a Université Le Mirail, em Toulose, na França. Residiu durante um ano na Suíça, onde atuou em Educação de Crianças com Autismo na Fundation pour les Enfants Autistes.

Há 29 anos possui formação no método TEACCH®, Estados Unidos e Bélgica, e tem ministrado cursos e palestras a respeito desse e de outros temas que tangem ao desenvolvimento e às capacidades do desenvolvimento humano, a fim de proporcionar, ao profissional da área e aos interessados, um novo olhar sobre tais capacidades.

Foi pioneira no País a ser certificada internacionalmente como Advanced Consultant TEACCH® pela Divisão TEACCH® da Universidade da Carolina do Norte.

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Thiago Castro

Thiago Castro

Graduado médico pela Faculdades Unificadas Aparício Carvalho – FIMCA (2014), pediatra, pós-graduado em Emergências e Urgências pelo Instituto Albert Einstein (2017). Mestrando em Neurociências do Autismo (Instituição AARON UNIVERSITY, Arizona-EUA). Autor do Best-Seller Simplificando o Autismo e Co-autor do Best-Seller Autismo ao Longo da Vida.

 

Medical degree from Faculdades Unificados Aparício Carvalho – FIMCA (2014), pediatrician, postgraduate degree in Emergencies and Urgency from the Albert Einstein Institute (2017). Master’s student in Autism Neurosciences (AARON UNIVERSITY Institution, Arizona-USA). Author of the Best-Selling Simplifying Autism and Co-author of the Best-Selling Autism Throughout Life.

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Marcelo Costa

Marcelo Costa

Possui graduação em Ortóptica pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (1997). Trabalhou como ortoptista clínico na AACD de 1998-2000. Possui mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2004). Pós-doutoramento em Neurociências pelo Instituto Biomédico de Investigação em Luz e Imagem (IBILI) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Portugal; Atualmente é Professor Associado na Disciplina de Psicologia Sensorial e da Percepção do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Chefe-Suplente do Departamento de Psicologia Experimental; Coordenador do Programa de Pós-graduação em Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP (Capes 5); Membro do Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP (Capes 7); Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Visão e Oftalmologia. É membro do corpo editorial, bem como revisor de artigos, de revistas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Processos Básicos da Psicologia, Psicologia Fisiológica, Psicologia da Sensação e da Percepção, com ênfase em Psicofisiologia Sensorial (Desenvolvimento de Funções Visuais Básicas Sensorio-perceptivas) e Neurociências e Comportamento (ênfase em sistema visual sensorial e perceptual e desenvolvimento psicofisiológico de processos perceptuais), atuando principalmente nos seguintes temas: Psicofísica Teórica e Aplicada, Eletrofisiologia Visual Clínica, Percepção de Cores, Visão Espacial, Desenvolvimento Sensorial Visual, Vias Neurais Visuais, Indivíduos com Múltiplas Deficiências. Desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório da Visão, uma área de pesquisa aplicada para o estudo de doenças do sistema visual do Setor de Psicofísica e Eletrofisiologia Visual Clínica, da área de Psicofisiologia Sensorial.

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Apoiadores

FAQ (Perguntas e Respostas)

Tradução Simultânea

O 3º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: PREENCHENDO LACUNAS “TOP DOWN” E “BOTTOM-UP” é um evento que trará de forma presencial pesquisadores internacionais. Desta forma, será disponibilizado pela organização do evento tradução simultânea.

Certificado

Todos os participantes com mais de 75% de presença receberão certificado digital no e-mail cadastrado no ato da inscrição, com a carga horária total de 60h.

Inscrição em Grupos

Um grupo é formado por no mínimo 5 pessoas e no máximo 20.

Os descontos destinados aos grupos serão de 5% à 20%, conforme o quantitativo de seus integrantes, sendo mais de 5 pessoas, desconto de 5%, mais de 10 pessoas, desconto de 10%, mais de 15 pessoas, desconto de 15%, mais de 20 pessoas, 20%. Para inscrição em grupos, favor entrar em contato através do e-mail: contato@caminhoazul.org.br

Cancelamento de inscrição

A organização obedece ao previsto no Código de Defesa do Consumidor, sendo o cancelamento com reembolso total possível até 7 dias úteis após a data de compra.

Confirmação de inscrição e informações sobre credenciamento

A confirmação de inscrição para o 3º CONGRESSO & 3° ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: PREENCHENDO LACUNAS “TOP DOWN” E “BOTTOM é feita de forma automática após a comprovação de pagamento pela plataforma de gerenciamento do evento. EVENTO PRESENCIAL: O credenciamento para este evento poderá ser feito de forma antecipada no dia 22/07/2024, a partir das 14hs no espaço RESERVA CULTURAL, localizado na Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói – RJ, 24020-007. EVENTO ONLINE: O link para acesso a área de transmissão do evento será enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição, 24h antes do início do evento, sendo reenviado 1h antes de começar as palestras, esse link é pessoal e intransferível. Com ele você terá acesso a sala de transmissão e poderá acessar as atividades nas quais se inscreveu. Esclarecemos que as palestras do congresso online ficarão disponíveis na plataforma por 30 dias, de 22/07 a 22/08, para quem adquirir esta modalidade e que o link de acesso recebido será o mesmo para todos os dias.

Submissão de trabalhos

Acesse o regulamento de submissão de trabalhos: Clique aqui

Recomendação de faixa etária para participação no evento

Os eventos que estamos realizando eles possuem uma característica educativa e será um ambiente voltado para esse objetivo, não sendo indicado para menor de 18 anos. Pois Embora seja um espaço de aprendizagem, as palestras serão longas e não teremos espaço para acolher jovens e crianças com idade abaixo de 18 anos.

Desconto para responsáveis de participantes autistas

Caso o seu filho tenha a idade superior a 18 anos e também queira participar do evento, ele tem direito a 50% de desconto em qualquer, evento, bem como e o responsável que o acompanhará, conforme a lei 12.933/13. Se por acaso o seu filho não tiver 18 anos ou ele não queira participar do evento, sugerimos que seja montado um grupo de amigas ou outras mães e faça a inscrição de grupo para obter descontos que variam de 5% à 20%.

Desconto de meia entrada

A Lei Federal nº 12933/2013, também conhecida como Lei da Meia-Entrada, garante o benefício do pagamento de Meia-Entrada para estudantes, pessoas com deficiência e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos. Somente farão jus ao benefício alunos da educação básica e educação superior, conforme previsto no Título V da Lei no 9.394, de 20.12.1996. A lei não estende o benefício a cursos livres, tais como cursos de inglês e informática. – Professores do Estado do Rio de Janeiro – Profissionais que estejam em efetivo exercício e aposentados nas instituições de ensino, tanto os da rede estadual como os da rede privada (Lei Estadual 8.775 de 2020): para os que estão em efetivo exercício, mediante apresentação de contracheque ou carteira funcional emitida pelo respectivo órgão empregador. Para profissionais aposentados, mediante apresentação de documento oficial emitido pelo órgão responsável.; – Pessoas com deficiência também têm direito, bem como seu acompanhante, quando necessário; – Jovens de 15 a 29 anos, cuja renda familiar mensal seja de até 02 salários mínimos, desde que inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, também podem adquirir os ingressos com 50% de desconto.   Obs.: Para as pessoas que se inscreverem no Congresso optando pela inscrição de meia entrada, deverão apresentar os documentos necessários no dia do credenciamento para comprovar o seu direito. Para saber quais documentos apresentar no credenciamento consulte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12933.htm

Evento e programação

Os eventos ocorrerão no mesmo local e ao mesmo tempo e possuem programação semelhantes. Mas atenção, pois elas não são iguais. Recomendamos que profissionais ou estudantes da área de saúde e medicina ou terapeutas se inscrevam, preferencialmente, no 3º Congresso e, que responsáveis, cuidadores, profissionais da área de educação, inscrevam-se preferencialmente, na área do 3º Encontro, cultural que terá uma abordagem mais multidisciplinar. Como os eventos ocorrem no mesmo dia e local, algumas palestras do congresso ocorrerão igualmente na área do 3º Encontro, apenas em horário diferente. A área comum do evento terá diversos stands ocupados por empresas diferentes, porém, todas voltadas para abordagem do autismo. Toda a programação está disponível no site www.caminhoazul.com.br Ressaltamos, que não será possível a troca entre auditórios no dia do evento, o credenciamento será emitido conforme o selecionado no ato da inscrição.

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