Arquivo: 2º Congresso Internacional sobre o transtorno do espectro do autismo: atualização clínica e científica e 2º Encontro de Pais, Familiares e Cuidadores de Autistas – Online

capa

O Congresso Internacional sobre o transtorno do espectro do autismo – Online foi um evento científico, com convidados internacionais e nacionais onde serão realizadas conferências, mesas de discussão e painéis de temas atuais relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo. O evento difere dos demais por unir conhecimento técnico-científico de médicos, terapeutas, conhecimento de familiares e dos profissionais de educação, reunindo profissionais de diferentes formações, numa proposta de trabalho inter- e transdisciplinar.

Com o objetivo de atualizar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), desde as questões envolvendo o diagnóstico precoce à melhora da qualidade de vida, além de favorecer o intercambio científico entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estimular pesquisas em nível de pós-graduação na abordagem científica e promover discussões inter e transdisciplinares envolvendo o TEA.

Além da vertente acadêmico-científica, o “Congresso Internacional sobre o transtorno do espectro do autismo” foi uma das ações da Associação Caminho Azul para angariar recursos para viabilizar o atendimento a crianças e indivíduos autistas de baixa renda, bem como para a construção de sua sede definitiva.

Galeria de fotos

Um poucos dos bastidores da edição 2021 do Congresso e Encontro:

Apoiadores

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Programação Preliminar

Sala Congresso

Sala Encontro

Sala Educação

19/06 - Sábado

19/06

9:10 - 9:30

Abertura

19/06

9:30 - 10:30

Programa de Enriquecimento do Ambiente para TEA
Environment Enrichment Program for ASD

ABUJADI, CAIO, MD, Msc (BRA)

19/06

10:40 - 11:20

Autismo: Quais são os fatores de risco?
Autism: what are the risk factors?

BRAGA, Patrícia, PhD (BRA)

19/06

11:30 - 12:50

Comunicação e Linguagem no TEA: da avaliação a intervenção
Communication and Language

(1) Avaliação Fonoaudiológica no TEA
(2) Abordagem fonoaudiológica especializada em TEA
(3) Comunicação Alternativa

(1) MOUSINHO, Renata PhD (BRA) | (2) KABARITE, Aline MSc (BRA) | (3) WALTER, Cátia PhD (BRA)

19/06

13:00 – 13:50

SARALMOÇO

19/06

14:00 – 14:40

TEA e TDAH
ASD and ADHD

BARKLEY, Russel, PhD (USA)

19/06

14:50 – 15:40

TEA e mitocôndria
ASD and Mitochondria

FRYE, Richard, MD, PhD (USA)

19/06

15:45 – 16:25

História do Transtorno do Espectro Autista
History of Autism Spectrum Disorder

EDELSON, Stephen M., PhD (USA)

19/06

16:30 - 17:10

Desregulagem emocional no TEA
Emotional Disrution on ASD

PASTURA, Giuseppe Mario Carmine, MD, PhD (BRA)

Simpósio Satélite da Aché

19/06

17:25 – 18:05

Desafios do diagnóstico do TEA e benefícios do tratamento com aripiprazol: visão do psiquiatra
Challenges of ASD diagnosis and benefits of aripiprazole treatment: a psychiatrist's view

MORAIS, Rosa Magaly Campelo Borba, MD, PhD (BRA)

19/06

18:10 – 18:40

TEA: Desafios Do Diagnóstico E Opções Terapêuticas- Foco Em Aripiprazol: Visão Do Neurologista
ASD: Diagnostic Challenges And Therapeutic Options - Focus On Aripiprazole: Neurologist's View

CASELLA, Erasmo Barbante, MD, PhD (BRA)

20/06 - Domingo

20/06

9:10 – 9:30

Abertura

20/06

9:30 – 11:20

"Sair do Espectro": possibilidades
"Exit the Spectrum": possibilities

(1) CAMARGO, Walter, MD, PhD (BRA) | (2) GIKOVATE, Carla, MD, PhD (BRA) | (3) GADIA, Carlos, MD, PhD (USA)

20/06

11:30 – 12:10

Tratamento do Autismo: evidência ou experiência?
ASD treatment: evidence or experience?

RIESGO, Rudimar, MD, PhD (BRA)

20/06

12:15 – 12:55

Interface entre o mutismo seletivo e o Transtorno do espectro autista
Interface between selective mutism and autism spectrum disorder

JOFFE, Vera, PhD (USA)

20/06

13:00 – 13:55

SARALMOÇO

20/06

14:00 – 14:40

Previsão de resultados de linguagem em crianças com risco de TEA
Predicting language outcomes in infants at risk for ASD

TAGER-FLUSHBER, Helen, PhD (USA)

20/06

14:50 – 15:30

Atualizações em Autismo e Estimulação Magnética Transcraniana
Updates on Autism and Transcranial Magnetic Stimulation

(1) MARCOLIN, Marco Antonio, MD, PhD (BRA) | (2) CASANOVA, Manuel, MD, PhD (USA)

20/06

15:40 – 16:20

Homeopatia para indivíduos com TEA
Homeopathy for individuals with ASD

CHACON, Aline, MD, PhD (BRA)

20/06

16:25 - 17:05

Desenvolvimento de novas tecnologias medicamentosas para o tratamento do TEA
Development of new drug technologies for the treatment of ASD

MUOTRI, Alysson, PhD (BRA)

26/06 - Sábado

26/06

9:10 – 9:30

Abertura

26/06

9:30 – 10:10

Alterações neocorticais na melhora da experiência sensorial atípica em um modelo animal genético de TEA
Targeting neocortical alterations to improve atypical sensory experience in genetic ASD mouse models

FRICK, Andreas, PhD (FRA)

26/06

10:20 – 11:00

Epilepsia, EEG e Autismo: Mitos e verdades
Epilepsy, EEG and ASD: myths and truths

VALENTE, Kette Dualibi Ramos, MD, PhD (BRA)

26/06

11:05 – 11:45

TEA e sistema imune: uma possível via de tratamento?
ASD and immune system: a possible route of treatment?

MARCHEZAN, Josemar, MD, PhD (BRA)

26/06

11:50 – 12:40

Gestão de informação para saúde familiar
Information management for family health

SIQUEIRA, André, PhD (BRA)

26/06

13:00 – 13:55

SARALMOÇO

26/06

14:00 – 14:40

Estudos longitudinais de amadurecimento cerebral em crianças com transtorno do espectro do autismo: muito rápidos tão muito lentos
Longitudinal studies of brain maturation in children with autism spectrum disorder: too rapid then too slow

EDGAR, James, PhD (USA)

26/06

14:50 – 15:30

Psicofarmacologia e comorbidades no TEA
Psychopharmacology and comorbidities in ASD

SOUZA, Isabella, MD, PhD (BRA)

26/06

15:40 – 16:20

Engajamento social em bebês e crianças com transtorno do espectro do autismo: redefinindo o autismo para a genética e a neurociência
Social engagement in infants & toddlers with autism spectrum disorder: Redefining autism for genetics and neuroscience

STAPEL-WAX, Jennifer, PhD (USA) | KLAIMAN, Cheryl, PhD (USA)

26/06

16:25 - 17:05

Biomarcadores de emocionalidade e inflamatórios: inovação para o diagnóstico e tratamento do TEA?
Emotional and inflammatory biomarkers: innovation for the diagnosis and treatment of ASD?

MORAIS, Rosa Magaly Campelo Borba, MD, PhD (BRA)

26/06

17:10 - 17:50

Importância da Integração Sensorial no TEA
Importance of Sensory Integration in ASD

OMAIRI, Claudia, PhD (BRA)

26/06

17:55 - 18:35

A definir

A definir

27/06 - Domingo

27/06

9:10 – 9:30

Abertura

27/06

9:30 – 10:10

Avaliação estruturada para TEA: ADI e ADOS
Structural evaluation for ASD: ADI and ADOS

ZÚÑIGA, Amaia Hervás, MD (ESP)

27/06

10:20 – 12:10

Intervenção no TEA
Intervention in ASD

(1) avaliação neuropsicológica
(2) A abordagem TCC na intervenção com a pessoa com autismo
(3) A definir

(1) FERNANDES, Eliane, PhD (BRA) | (2) CAVACO, Nora, PhD (POR) | (3) ANDRADE, Meca, Msc (BRA)

27/06

12:15 – 12:55

Fazendo a ponte entre Dislexia e TEA
Bridging de Gap Of Dilexy and ASD

CIASCA, Sylvia, PhD (BRA)

27/06

13:00 – 13:55

SARALMOÇO

27/06

14:00 – 14:55

TEA: bioevolução e perspectivas
ASD: bioevolution and perspectives

CASANOVA, Emily, PhD (USA)

27/06

15:00 – 15:55

TEA, comorbidades e envelhecimento
ASD, comorbidities and aging

CASANOVA, Manuel, MD, PhD (USA)

27/06

16:00 - 16:55

Semiologia na Gastropediatria e Imunopediatria para TEA
Semiology in Gastropediatrics and Immunopediatrics for ASD

TAULOIS, Mônica Müller, MD (BRA) | HUGUENIN, Andrea, MD (BRA)

27/06

16:55 - 17:25

Encerramento

19/06 - Sábado

19/06

9:30 – 9:50

Abertura

19/06

9:50 – 10:30

Autismo e gatilhos de superação
Autism and overcoming triggers

PETRY, Marcos (BRA)

19/06

11:30 - 12:10

TEA e COVID-19 - correlações e adaptação ao confinamento?
ASD and COVID-19 - correlations and adaptation to confinement?

PONDÉ, Milena, MD, PhD (BRA)

19/06

13:00 – 13:55

SARALMOÇO

19/06

14:50 - 15:30

Construindo ambientes personalizados para TEA
Building custom environments for ASD

COIMBRA, Christiane Muniz (BRA) | MILON, Cintia Magalhães Santos (BRA) | CORRÊA, Marcelo Costa (BRA)

19/06

16:30 - 17:10

A psicomotricidade relacional e musicoterapia proporcionando desenvolvimento para indivíduos com TEA
Relational psychomotricity and music therapy providing development for individuals with ASD

OLIVEIRA, Caroline Moreira de, Msc (BRA) | SENRA, Michelle (BRA)

19/06

17:15 - 17:55

As Histórias em Quadrinhos Beneficiando os indivíduos com TEA
Comic Books Benefiting Individuals with ASD

DE SOUSA, Maurício (BRA) | PAIVA, Francisco (BRA)

20/06 - Domingo

20/06

9:30 – 9:50

Abertura

20/06

9:50 – 10:30

A importância das atividades físicas no processo de desenvolvimento da pessoa com TEA
The importance of physical activities in the development process of the person with ASD

BRÍVIO, Rodrigo (BRA)

20/06

11:30 - 12:10

Indivíduos com TEA na Medicina: A inclusão que vivi
Individuals with ASD in Medicine: The inclusion I experienced

REZENDE, Enã, MD (BRA)

20/06

13:00 – 13:55

SARALMOÇO

20/06

14:50 - 15:30

Sessão "Interação com Animais"
Session "Interaction with Animals"1) Adoção de Cães e Gatos para Indivíduos com TEA
Adoption of Dogs and Cats for Individuals with ASD
2) O mundo sensorial da equoterapia e seus benefícios para o TEA
The sensory world of horse therapy and its benefits for ASD

1) KELAB, Claudia dos Santos (BRA) | MARCELLO, Débora (BRA) | 2) CALIL, Fernando (BRA)

20/06

16:30 - 17:10

O uso de telas e o cérebro em desenvolvimento
Screens use and brain development

VAN DER LINDEN JÚNIOR, Hélio, MD (BRA)

20/06

17:10 - 17:20

Encerramento do dia

26/06 - Sábado

26/06

9:30 – 9:50

Abertura

26/06

9:50 – 10:30

NEAP - Programa de Emprego Apoiado
NEAP - Supported Employment Program

PACHECO, Ana Paula (BRA) | MARQUES, Glória (BRA)

26/06

11:30 - 12:10

Moradia Independente para pessoas com TEA e comorbidades
Independent housing for people with ASD and comorbidities

POPPE, Flavia (BRA)

26/06

13:00 – 14:50

SARALMOÇO

26/06

14:50 - 15:30

Evoluindo os indivíduos com TEA: demonstrando o seguimento clínico
Evolving individuals with ASD: demonstrating clinical follow-up

MORAIS, Jair de, MD (BRA)

26/06

16:30 - 17:10

Aumento das prevalências e o paradoxo das oportunidades
Increase in prevalence and the paradox of opportunities

DE MORAES, Cesar, MD, PhD

26/06

17:10 - 17:20

Encerramento do dia

27/06 - Domingo

27/06

8:55 – 9:00

Abertura

27/06

9:05 – 9:45

Diagnósticos dimensionais em psiquiatria - entendendo o conceito de espectro
Dimensional diagnostics in psychiatry - understanding the concept of spectrum

MORIYAMA, Tais Silveira, MD, PhD (BRA)

27/06

10:40 – 11:20

Os benefícios e a inovação da tecnologia no campo do transtorno do espectro do autismo: acesso à comunicação, colaboração coesa e planejamento de programas baseado em evidências entre pais e profissionais
The Benefits and Innovation of Technology in the field of Autism Spectrum Disorder: Access to Communication, Cohesive Collaboration, and Evidence-Based Program Planning between Parents and Professionals

GADIA, Carlos, MD, PhD (BRA) e LOZOTT, Erin Brooker, PhD (USA)

27/06

13:00 – 13:55

SARALMOÇO

27/06

14:50 - 15:30

Como a Família auxilia no apoio ao cuidado de seu filho com Autismo: A experiência da família do Yuji
How the Family helps support the care of your child with Autism: The experience of Yuji's family

SAHARA, Eliete Umezu (BRA)

27/06

16:30 - 17:10

Amor e resiliência familiar em tempos de pandemia
Family love and resilience in times of pandemic

THIESEN, Sergio, MD (BRA)

27/06

17:10 - 17:20

Encerramento

19/06 - Sábado

19/06

8:50 – 9:00

Abertura

19/06

9:05 – 9:45

Desenvolvimento pedagógico de autistas: a importância da afetividade
Pedagogical development of autistic children: the importance of affectivity

BESSA, Alzira (BRA) | MOTA, Casemiro José (BRA)

19/06

10:40 – 11:20

Aprendizes com Autismo: aprendizagem por eixos de interesse na educação infantil
Apprentices with Autism: learning by axes of interest in early childhood education

ORRÚ, Sílvia Ester, PhD (BRA)

19/06

13:00 – 13:55

SARALMOÇO

19/06

14:00 – 14:40

Legislação da Educação brasileira para o TEA
Brazilian Education Legislation for ASD

MANTOAN, Maria Teresa Eglér, PhD (BRA)

19/06

15:40 – 16:20

O papel do mediador no desenvolvimento do estudante com TEA
The role of the mediator in the development of students with ASD

BARRETO, Mariana Lopes (BRA) | BRAGANÇA, Ayla de Cássia Franco, Msc (BRA)

19/06

16:20 – 16:30

Encerramento do dia

20/06 - Domingo

20/06

8:55 – 9:00

Abertura

20/06

9:05 – 9:45

Pesquisas científicas sobre TEA no campo da Educação
Scientific research on ASD in the field of Education

LÓPEZ-BELMONTE, Jesús, PhD (ESP)

20/06

10:40 – 11:20

nclusão de pessoas com autismo no ambiente escolar: estratégias para o ensino médio e superior
Inclusion of people with autism in the school environment: strategies for secondary and higher education

CAVALCANTI, Diana Negrão PhD (BRA)

20/06

13:00 – 13:55

SARALMOÇO

20/06

14:00 – 14:40

Adaptação de material pedagógico para o TEA
Adaptation of teaching material for ASD

SOUZA, Rita de Cácia Santos, PhD (BRA)

20/06

15:40 – 16:20

Plano Educacional individualizado para TEA
Individualized Educational Planning for ASD

SCHMIDT, Carlo, PhD (BRA)

20/06

16:20 – 16:30

Encerramento

26/06 - Sábado

26/06

8:55 – 9:00

Abertura

26/06

9:05 – 9:45

Tecnologia Assistiva para inclusão escolar
Assistive Technology for School Inclusion

POMPEU, José Otavio, PhD (BRA)

26/06

10:40 – 11:20

Metodologias ativas no processo de aprendizagem
Active methodologies in the learning process

MORAN, José, PhD (BRA)

26/06

13:00 – 13:55

SARALMOÇO

26/06

14:00 – 14:40

Inclusão escolar no autismo baseada em evidências
School inclusion in evidence-based autism

LACERDA, Lucelmo, PhD (BRA)

26/06

15:40 – 16:20

Atendimento Educacional Especializado e Autismo
Specialized Educational Service and Autism

LIONE, Viviane, PhD (BRA)

26/06

16:20 – 16:30

Encerramento do dia

27/06 - Domingo

27/06

9:30 – 9:50

Abertura

27/06

9:50 – 10:30

Dupla excepcionalidade – altas habilidades e autismo
Double exceptionality - high abilities and autism

DELOU, Cristina, PhD (BRA)

27/06

11:30 - 12:10

Autismo e a abordagem NeuroPedagógica Inclusiva e Humanizadora
Autism and the Inclusive and Humanizing NeuroPedagogical Approach

RELVAS, Marta (BRA)

27/06

13:00 – 13:55

SARALMOÇO

27/06

14:00 – 14:40

Etapas da Inclusão Educacional: uma visão pelo indivíduo autista
Stages of Educational Inclusion: a view of the autistic

NASCIMENTO, Enzo Cavalcanti Valente do (BRA) | MENDONÇA, Sophia (BRA)

27/06

15:40 – 16:20

Ponto de vista institucional para o TEA
Institutional point of view for TEA

NOBREGA, Antonio Claudio Lucas da, PhD (BRA)

27/06

16:20 – 16:30

Encerramento

Palestrantes

foto do palestrante

Helen Tager Flusberg, PhD

Sala Congresso

Helen Tager Flusberg, PhD

Center for Autism Research Excellence (USA)

Professora na Boston University e diretora do Center for Autism Research Excellence. Possui experiência em pesquisa sobre características da linguagem e comunicação associadas a déficits sociais e cognitivos em autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Professor at Boston University and Director of the Center for Autism Research Excellence. Research experience to address questions about the phenotypic characteristics of the language, communication, and associated social-cognitive deficits in autism (ASD) and other neurodevelopmental disorders.

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foto do palestrante

Richard E. Frye, MD, PhD

Sala Congresso

Richard E. Frye, MD, PhD

Phoenix Children's Hospital (USA)

Neurologista infantil com experiência em desordens do neurodesenvolvimento e neurometabólicas. Possui PhD em Fisiologia e Biofísica pela Georgetown University. Realizou sua residência em Pediatria na University of Miami, residência em Neurologia Infantil e Fellow em Neurologia Comportamental e Dificuldades de Aprendizagem em Harvard University/Children’s Hospital Boston.

Child Neurologist with expertise in neurodevelopmental and neurometabolic disorders. He received an MD and PhD in Physiology and Biophysics from Georgetown University. He completed a residency in Pediatrics at the University of Miami, Residency in Child Neurology and Fellowship in Behavioral Neurology and Learning Disabilities at Harvard University/Children’s Hospital Boston.

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Emilly Casanova, PhD

Sala Congresso

Emilly Casanova, PhD

University of South Carolina (USA)

A Dra. Casanova obteve seu doutorado em Anatomia e Neurobiologia pela University of Louisville’s Medical School. Com experiência em embriologia, genética e neuropatologias, com foco especial em condições de desenvolvimento neurológico, como autismo e distúrbios do tecido conjuntivo, como a síndrome de Ehlers-Danlos.

Dr. Casanova earned her doctorate in Anatomy Science & Neurobiology from the University of Louisville’s Medical School. She has research background in embryology, genetics, and some neuropathology, with particular focus on neurodevelopmental conditions such as autism and connective tissue disorders like Ehlers-Danlos Syndrome.

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Manuel Casanova, MD, PhD

Sala Congresso

Manuel Casanova, MD, PhD

University of South Carolina (USA)

O Dr. Manuel Casanova é um neurologista, com ampla experiência em pesquisa relacionada a Neuropatologias. Atualmente, ele é o Presidente do SmartState em Childhood Neurotherapeutics e Professor de Ciências Biomédicas da University of South Carolina/Greenville Health Systems.

Dr. Manuel Casanova is a neurologist, with extensive experience in Neuropathology and research. He is currently the SmartState Chair in Childhood Neurotherapeutics and Professor of Biomedical Sciences at the University of South Carolina/Greenville Health Systems.

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James Christopher Edgar, PhD

Sala Congresso

James Christopher Edgar, PhD

Children's Hospital of Philadelphia (USA)

Professor Associado do Departamento de Radiologia no Children's Hospital of Philadelphia.

Associate Professor of Radiology at the Children's Hospital of Philadelphia.

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Josemar Marchezan, MD, PhD

Sala Congresso

Josemar Marchezan, MD, PhD

UFCSPA e PPGCM-Univates (BRA)

Médico Neurologista Infantil. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente – UFRGS - com ênfase em Autismo. Professor de Pediatria dos Cursos de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e da Universidade do Vale do Taquari.

Child Neurologist. PhD in Child and Adolescent Health at UFRGS with emphasis on Autism. Professor of Pediatrics in Medical School at Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre and Universidade do Vale do Taquari.

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Rudimar Riesgo, MD, PhD

Sala Congresso

Rudimar Riesgo, MD, PhD

UFRGS (BRA)

Neuropediatra, Doutorado em Pediatria pela UFRGS. Membro da International Child Neurology Association, da International Society for Autism Research e da Academia Iberoamericana de Neuropediatria. Professor de Medicina do Departamento de Pediatria da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFRGS). É Chefe da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Pediatric neurologist, PhD in Pediatrics at UFRGS. Head of the Neuropediatrics Unit of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Member of the International Child Neurology Association, the International Society for Autism Research and the Ibero-American Academy of Neuropediatrics. Professor of Medicine, Department of Pediatrics, UFRGS and Post Graduate Program in Child and Adolescent Health (UFRGS).

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Kette Dualibi Ramos Valente, MD, PhD

Sala Congresso

Kette Dualibi Ramos Valente, MD, PhD

USP (BRA)

Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora Colaboradora do Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diretora do Laboratório de Neurofisiologia Clínica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formação em Neurologia Infantil pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Fellowship em Epilepsia e Neurofisiologia Clínica - Miami Children's Hospital. Doutorado em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Professor at the School of Medicine, Universidade de São Paulo. Collaborating Professor, Department of Psychiatry, Hospital das Clínicas, School of Medicine, Universidade de São Paulo. Degree in Medicine from the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Education in Child Neurology at the Institute of Children of the Hospital das Clinicas, Universidade de São Paulo. Fellowship in Epilepsy and Clinical Neurophysiology - Miami Children's Hospital. PhD in Neurology, School of Medicine, Universidade de São Paulo.

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Stephen Edelson, PhD

Sala Congresso

Stephen Edelson, PhD

Autism Research Institute (USA)

Diretor do Autism Research Institute. Atua na área do Transtorno do Espectro do Autismo há mais de 43 anos. Dr. Edelson é doutor em Psicologia Experimental na University of Illinois at Champaign-Urbana.

Director of the Autism Research Institute. Active in the field of autism for over 43 years. Dr. Edelson received his Master’s and Doctorate degrees in Experimental Psychology at the University of Illinois at Champaign-Urbana.

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Giuseppe Mario Carmine Pastura, MD, PhD

Sala Congresso

Giuseppe Mario Carmine Pastura, MD, PhD

Universidade Federal do Rio de Janeiro (BRA)

Neurologista, Mestrado e Doutorado em Clínica Médica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou o MBA em Gestão de Saúde do Instituto COPPEAD/UFRJ e possui pós-doutorado em Attention Deficit Hyperactivity Disorder pela Julius-Maximilians-Universität Würzburg - Deutschland. Atualmente é Professor Adjunto III de Pediatria do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atual presidente da ABENEPI.

Neurologist, Master and Doctorate in Clinical Medicine, Federal University of Rio de Janeiro. He attended the MBA in Health Management at the COPPEAD / UFRJ Institute and has a post-doctorate in Attention Deficit Hyperactivity Disorder from Julius-Maximilians-Universität Würzburg - Deutschland. He is currently Adjunct Professor III of Pediatrics, Department of Pediatrics, Faculty of Medicine, Federal University of Rio de Janeiro. Current president of ABENEPI.

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Rosa Magaly Campelo Borba Morais, MD

Sala Congresso

Rosa Magaly Campelo Borba Morais, MD

Hospital Sírio Libanês e PROTEA- IPq-HC-FMUSP (BRA)

Residência e título de especialista em Psiquiatria geral e Psiquiatria da Infância e Adolescência.Pesquisadora do Laboratório de Neurociência do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libânes - SP. Médica do PROTEA - Programa de Transtorno do Espectro Autista IPq-HC-FMUSP.

Residency and title of specialist in General Psychiatry and Child and Adolescent Psychiatry. Researcher at the Neuroscience Laboratory of the Teaching and Research Institute of Hospital Sírio Libânes - SP. Doctor at PROTEA - Autism Spectrum Disorder Program IPq-HC-FMUSP

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Renata Mousinho, PhD

Sala Congresso

Renata Mousinho, PhD

UFRJ (BRA)

Graduada em Fonoaudiologia, especializada em Psicomotricidade pelo Institut Supérieur de Réeducation Psychomotrice/Paris, doutora em Linguística e Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduated in Speech Therapy, specialized in Psychomotricity at the Institut Supérieur de Réeducation Psychomotrice / Paris, PhD in Linguistics and Psychology at Universidade Federal do Rio de Janeiro. Associate professor at the Faculty of Medicine at Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter, PhD

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Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter, PhD

UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Educação Especial, Pós doutorado em Educação. Professora Associada da UERJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS SEM FALA ARTICULADA e coordenadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa - LATECA - PROPED-UERJ e do Grupo de Pesquisa Professora Visitante na University of Central Florida de janeiro a julho de 2019 com bolsa CAPES (PVE). Pesquisadora e orientadora no grupo de pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa do ProPEd-UERJ. Fundadora e conselheira do Centro Ann Sullivan do Brasil de Ribeirão Preto e assessora de projetos do Instituto JNG (RJ). Membro associada da International Society for Augmentative and Alternative Communication - ISAAC e faz parte do Comitê Cientifico da ISAAC (2019-2022), da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ABPEE) e membro afiliada internacional da American Speech-Language-Hearing Association (ASHA).

Speech Therapist, Master and Doctor in Special Education, Postdoctoral in Education. Associate Professor at UERJ. Leader of the CNPq research group - ALTERNATIVE COMMUNICATION FOR STUDENTS WITHOUT ARTICULATED SPEAKING and coordinator of the Assistive Technology / Alternative Communication Laboratory - LATECA - PROPED-UERJ and the Visiting Professor Research Group at the University of Central Florida from January to July 2019 with a scholarship CAPES (PVE). Researcher and advisor in the research group on Language and Alternative Communication at ProPEd-UERJ. Founder and advisor of the Ann Sullivan do Brasil Center in Ribeirão Preto and project advisor for the JNG Institute (RJ). Associate member of the International Society for Augmentative and Alternative Communication - ISAAC and is part of the Scientific Committee of ISAAC (2019-2022), of the Brazilian Society of Speech Therapy (SBFa) of the Brazilian Association of Researchers in Special Education ABPEE) and international affiliated member of America Speech-Language-Hearing Association (ASHA).

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Andreas Frick, PhD

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Andreas Frick, PhD

Instituto Neurocentre Magendie (FRA)

Andreas Frick é pesquisador no Instituto Neurocentre Magendie, Bordeaux, França, onde ele lidera o grupo de Plasticidade Cortical. Ele tem amplo conhecimento em neurociências e fisiologia. Realizou fellow na University of Heidelberg e University of Bordeaux, com expertise em canais iônicos, excitabilidade intrínseca, conectividade funcional e estrutural e funções do circuito neocortical nas habilidades cognitivas de determinadas patologias (síndrome do X frágil e transtorno do espectro autista).

Andreas Frick is group leader at the Neurocentre Magendie, Bordeaux, France, where he heads the cortical plasticity group. He has a broad background in neuroscience and physiology, as a teaching fellow at University of Heidelberg and University of Bordeaux, with specialist expertise in ion channels, intrinsic excitability, functional-structural connectivity and the role of their plastic and pathological (fragile X syndrome and autism spectrum disorder) modification in neocortical circuit function and cognitive abilities.

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Carla Gikovate, MD, PhD

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Carla Gikovate, MD, PhD

Neurologista (BRA)

Neurologista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e especialização em Educação Especial Inclusiva.

Neurologist graduated at Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Master degree in Psychology (Clinical Psychology) from the Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro and specialization in Inclusive Special Education.

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Isabella Ganem Salomão De Souza, MD, PhD

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Isabella Ganem Salomão De Souza, MD, PhD

Neuropsiquiatra – crianças/adolescentes

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Mestre em Psiquiatria pela UFRJ com a tese “Comorbidades Psiquiátricas em crianças portadoras de TDAH”. Doutora pela UFRJ: “Neuroimagem em TDAH: o uso do Tensor de Difusão”. Professora do curso de pós graduação em Terapia Cognitivo – Comportamental da Universidade Estácio de Sá (disciplinas Neurofisiologia e Psicofarmacologia), Pesquisadora do GEDA – Grupo de Estudos em Déficit de Atenção e Consultora da Associação Brasileira de Déficit de Atenção.

Graduated in Medicine from the Federal University of Rio de Janeiro, Medical Residency in Psychiatry by the Psychiatry Institute of UFRJ,Master in Psychiatry from UFRJ with the thesis “Psychiatric Comorbidities in children with ADHD”. PhD from UFRJ: “Neuroimaging in ADHD: the use of the Diffusion Tensor” .Professor of the postgraduate course in Cognitive Therapy - Behavioral at Universidade Estácio de Sá (Neurophysiology and Psychopharmacology subjects), Researcher at GEDA - Study Group on Attention Deficit and Consultant at the Brazilian Association for Attention Deficit.

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Walter Camargos, MD, PhD

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Walter Camargos, MD, PhD

Clínica Autismo/BH

Títulado como Psiquiatra da Infância e da Adolescência pelo CFM, mestre em Ciências da Saúde, IPSEMG, Minas Gerais. Autor e colaborador de artigos e livros sobre temas da Psiquiatria Infantil.

Child and Adolescent Psychiatrist by the Federal Council of Medicine, Master in Health Sciences, IPSEMG, Minas Gerais-Brazil. Author and collaborator of articles and books on Child Psychiatry.

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Carlos Gadia, MD, PhD

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Carlos Gadia, MD, PhD

Nicklaus Children's Dan Marino Center

Neurologista infantil, realizou residência e fellow de neurologia pediátrica no University of Miami/Jackson Memorial Hospital. Fellow em Epilepsia Pediátrica e Neurofisiologia Clinical Neurophysiology at Boston Children's Hospital/ Harvard Medical School. Diretor, Programa de Rede de Desenvolvimento Cerebral do Nicklaus Children's Hospital.

Child neurologist, he performed residency and pediatric neurology fellowship programs at the University of Miami/Jackson Memorial Hospital. Fellowship in Pediatric Epilepsy and Clinical Neurophysiology at Boston Children's Hospital/ Harvard Medical School. Director, Brain Development Network Program at Nicklaus Children's Hospital.

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Caio Abujadi, MD, Msc

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Caio Abujadi, MD, Msc

Associação Caminho Azul (BRA)

Psiquiatra, trabalho com enfase em transtorno do espectro do autismo, tdah, psiquiatria da adolescência e infância. É Socio-Fundador e atual presidente da Associação Caminho Azul.

Psychiatrist, work with an emphasis on autism spectrum disorder, ADHD, adolescent and childhood psychiatry. He is a founding partner and current president of Associação Caminho Azul.

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Aline Vianna Barreto Kabarite, MsC

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Aline Vianna Barreto Kabarite, MsC

Instituto Priorit (BRA)

Fonoaudióloga, Mestre em Educação (UNESA), Pós graduada em Patologias da Linguagem (UNESA), Psicomotricidade (CLAVE) e Psicopedagogia (PUC). Diretora do Instituto PRIORIT.

Speech therapist, Master in Education (UNESA), Postgraduate in Language Pathologies (UNESA), Psychomotricity (CLAVE) and Psychopedagogy (PUC). Director of the Instituto Priorit.

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Nora Cavaco, PhD

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Nora Cavaco, PhD

Instituto Nora Cavaco (POR)

Pós Doutoura em Intervenção Precoce no Autismo; Doutoura em Educação Infantil e Familiar - Investigação e Intervenção Psicopedagógica. Licenciada em Psicologia da Educação e Reabilitação, pela UALG. Mestre em Psicologia - Especialidade das NEEs-Autismo.? Docente universitária no grupo Lusófona e Piaget. Docente convidada da USP (São Paulo). Pesquisadora do Centro de Investigação HUM - Universidade de Huelva.

Post Doctorate in Early Intervention in Autism; PhD in Child and Family Education - Investigation and Psychopedagogical Intervention. Degree in Education and Rehabilitation Psychology, by UALG. Master in Psychology - Specialty of NEEs-Autism, University teacher in the Lusófona and Piaget group. Invited professor at USP. Researcher at the HUM Research Center - University of Huelva.

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Patrícia Braga, PhD

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Patrícia Braga, PhD

Universidade de São Paulo (BRA)

Bióloga, com mestrado em Virologia e doutorado em Biologia Molecular, ambas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Fez dois pós-doutorados no Brasil, um na Faculdades de Medicina (Biologia Celular) e outro na Faculdade de Medicina Veterinária (Biologia Celular e Terapia Celular) da Universidade de São Paulo. Fez um pós-doutorado sabático em Neurociências na University of California San Diego (UCSD). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade (ICB) de São Paulo e Pesquisadora permanente da Plataforma Científica Pasteur-USP (SPPU), unidade membro internacional dos Institutos Pasteur.

Biologist, with a master's degree in Virology and a PhD in Molecular Biology, both from the Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). She did two post-docs in Brazil, one at the Medical Schools (Cell Biology) and the other at the Faculty of Veterinary Medicine (Cell Biology and Cell Therapy) at the Universidade de Sao Paulo. She did a sabbatical postdoctoral in Neuroscience at the University of California San Diego (UCSD). She is currently an Associate Professor in the Department of Microbiology at the Institute of Biomedical Sciences at the Universidade de Sao Paulo and a permanent researcher at the Scientific Platform Pasteur-USP (SPPU), an international member of the Pasteur Institutes.

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Sylvia Ciasca, PhD (BRA)

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Sylvia Ciasca, PhD (BRA)

Psicologia

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutorado em Neurociências pela Universidade Estadual de Campinas (1994),Título de Neuropsicóloga por Notório Saber, Livre Docência em Neurologia Infantil, Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP (2005). Professora Associado III, Departamento de Neurologia, FCM, Universidade Estadual de Campinas. Membro da Academia Ibero-Americana de Neurologia Pediátrica (AINP), Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI), Academia Brasileira de Neurologia, IACAPP. Presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, biênio 2009-2011, Vice-Presidente da ABENEPI, biênio 2013-2015, Presidente do III Congresso Internacional e XXIII Congresso Nacional da ABENEPI, 2015. Assessora técnica de vários periódicos nacionais e internacionais, Assessoria técnica: Fapesp e CNPq Coordenadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção - DISAPRE, Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP, Líder do Grupo de Pesquisa Neurodesenvolvimento, Escolaridade e Aprendizagem (CNPq), Participante convidada de vários grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliação, neuropsicologia, dislexia, distúrbios e dificuldades de aprendizagem, distúrbios e disfunções do neurodesenvolvimento.

Coordinator of the Laboratory of Learning Disorders and Attention Disorders - DISAPRE, Faculty of Medical Sciences / UNICAMP, Coordinator of the Specialization Courses in Neuropsychology and Physiotherapy applied to Child Neurology, Faculty of Medical Sciences / UNICAMP; Coordinator of Improvement Courses in Psychology and Psychopedagogy applied to Child Neurology, Faculty of Medical Sciences / UNICAMP.

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André Siqueira, PhD (BRA)

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André Siqueira, PhD (BRA)

UnB

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2012), mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2008) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Atualmente é analista - Banco Central. Foi um dos Fundadores do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação (UnB). Propôs uma delimitação da Arquitetura da Informação como disciplina científica e tem investigado problemas da indústria financeira nacional que podem ser resolvidos pela aplicação do conhecimento e da inovação.

PhD in Information Sciences from the University of Brasília (2012), Master in Information Sciences from the University of Brasília (2008) and Bachelor in Computer Science from the Federal University of Rio Grande do Norte (1998). He is currently an analyst - Central Bank. He was one of the Founders of the Information Architecture Research Center (UnB). He proposed a delimitation of Information Architecture as a scientific discipline and has investigated problems in the national financial industry that can be solved by applying knowledge and innovation.

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Amaia Hervás Zúñiga

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Amaia Hervás Zúñiga

Instituto Completude

Psiquiatra infantil e adolescente, Chefe da Unidade de Saúde Mental da Criança e do Adolescente do Hospital Universitario Mutua de Terrassa. Amaia é credenciada como formadora oficial de ADOS e ADI-R no Reino Unido pela Professora Anne LeCouteur (NewCastle University) e pelo Professor Michael Rutter (Maudsley Institute of Psychiatry e Hospital-University of London) e nos EUA. Psychiatry, Cornell University, New York.

Child and juvenile psychiatrist, Child and Adolescent Mental Health Unit at Hospital Universitario Mutua de Terrassa. Amaia is accredited to be an official trainer for ADOS and ADI-R in the United Kingdom by Professor Anne LeCouteur (Universidad de NewCastle) and Professor Michael Rutter (Instituto de Psiquiatría del Maudsley y Hospital-Universidad de Londres) and EE. UU, by the Department of Psychiatry at Cornell University, New York.

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Cheryl Klaiman, PhD

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Cheryl Klaiman, PhD

Emory University School of Medicine (USA)

Trabalha no campo do transtorno do espectro do autismo (TEA) desde 1993. Ela completou seu doutorado na McGill University em Montreal, Canadá e sua residência no Yale Child Study Center. Ingressou no Marcus Autism Center e na Emory University em 2012 e atualmente é Diretora de Serviços de Diagnóstico do Marcus Autism Center, liderando uma equipe de 15 médicos para realizar avaliações diagnósticas para pacientes clínicos e de pesquisa. Ela também é diretora clínica de um ensaio clínico multilocalizado, regulamentado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, que trabalha para traduzir os esforços de pesquisa em uma ferramenta para diagnosticar o autismo. Diretora do Núcleo de Avaliação para os Subsídios do Centro de Excelência do Instituto Nacional de Saúde (NIH) do Centro.

She has worked in the field of autism spectrum disorder (TEA) since 1993. She completed her doctorate at McGill University in Montreal, Canada and her residency at the Yale Child Study Center. She joined the Marcus Autism Center and Emory University in 2012 and is currently Director of Diagnostic Services at the Marcus Autism Center, leading a team of 15 physicians to conduct diagnostic assessments for clinical and research patients. She is also the clinical director of a multi-localized clinical trial, regulated by the U.S. Food and Drug Administration (FDA), which works to translate research efforts into a tool to diagnose autism. Director of the Evaluation Center for Grants at the Center of Excellence of the National Institute of Health (NIH) of the Center.

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Jennifer L. Stapel-Wax, PhD

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Jennifer L. Stapel-Wax, PhD

Emory University of Medicine (USA)

Professora associada na Divisão de Autismo e Distúrbios Relacionados no Departamento de Pediatria na Escola de Medicina da Universidade de Emory. Seu papel clínico e administrativo primário é como o Diretora do Núcleo de Pesquisa de Extensão Comunitária de Bebês e Crianças e como Diretora de Operações de Pesquisa Clínica no Marcus Autism Center do Children & Healthcare of Atlanta. Trabalhou clinicamente com crianças e famílias por 25 anos com um período de 20 anos. Tem carreira em pesquisa de nível de doutorado, prática clínica e ensino de pós-graduação na Emory University, a Escola de Psicologia Profissional da Geórgia e no Marcus Autism Center. Ela completou seu doutorado em psicologia clínica na Escola de Psicologia Profissional da Geórgia e seu estágio em medicina comportamental pediátrica e deficiências do desenvolvimento neurológico no Hospital Infantil de Miami. A Dra. Stapel-Wax concluiu sua bolsa de pós-doutorado em neuropsicologia e deficiências do desenvolvimento neurológico no programa de bolsas pós-doutorado do Marcus Center / Emory University. Suas especialidades incluem avaliação de bebês, distúrbios de neurodesenvolvimento e consulta / ligação em múltiplos sistemas de atendimento. Ela está ativamente envolvida em sua comunidade profissional através de seus cargos em conselhos consultivos, como consultor, como membro do conselho de administração e como ex-presidente da Associação Psicológica da Geórgia. Ela também é um membro sênior da Divisão de Autismo e Faculdade de Transtornos Relacionados, orientação e orientação para professores juniores e vários comitês na Emory University e Children's Healthcare de Atlanta. Ela é uma membro de várias colaborações nacionais e internacionais focadas na triagem, identificação e intervenção precoce. A Dra. Stapel-Wax usa seus pontos fortes clínicos e interpessoais na construção de relações consultivas entre colegas profissionais da comunidade e outras instituições. Ela também é uma palestrante e professora bem-definida, bem como uma especialista em construção de fortes relações colaborativas focadas em treinamento, educação e entrega de serviço. Seu foco atual é liderar pesquisas baseadas na comunidade sobre bebês e crianças em risco para transtornos do espectro do autismo baseado no Marcus Autism Center. Ela tem uma equipe de cientista servindo tanto como um investigador quanto investigador principal em vários estudos federais financiados que abordam o rastreamento precoce e intervenção precoce. Dra. Stapel-Wax também oferece liderança para pesquisa e divulgação com base na comunidade para crianças e crianças pequenas com foco em design universal e prevenção.

Associate professor in the Division of Autism and Related Disorders in the Department of Pediatrics at Emory University School of Medicine.Her primary clinical and administrative role is as the Director of the Community Extension Research Group for Babies and Children and as Director of Clinical Research Operations at the Marcus Autism Center of Children & Healthcare of Atlanta. He has worked clinically with children and families for 25 years over a 20-year period.He has a career in doctoral level research, clinical practice and postgraduate education at Emory University, the Georgia School of Professional Psychology and the Marcus Autism Center. She completed her doctorate in clinical psychology at the Georgia School of Professional Psychology and her internship in pediatric behavioral medicine and neurodevelopmental disabilities at Miami Children's Hospital. Dr. Stapel-Wax completed her postdoctoral fellowship in neuropsychology and neurodevelopmental disabilities in the Marcus Center / Emory University postdoctoral fellowship program.His specialties include assessment of babies, neurodevelopmental disorders and consultation / connection in multiple care systems. She is actively involved in her professional community through her advisory board positions, as a consultant, as a member of the board of directors and as a former president of the Georgia Psychological Association. She is also a senior member of the Division of Autism and the Faculty of Related Disorders, guidance and guidance for junior teachers and various committees at Emory University and Children's Healthcare in Atlanta. She is a member of several national and international collaborations focused on screening, identification and early intervention. Dr. Stapel-Wax uses her clinical and interpersonal strengths in building consultative relationships between professional colleagues in the community and other institutions. She is also a well-defined speaker and teacher, as well as an expert in building strong collaborative relationships focused on training, education and service delivery.His current focus is to lead community-based research on babies and children at risk for autism spectrum disorders based at the Marcus Autism Center. She has a team of scientist serving as both an investigator and principal investigator in several federally funded studies that address early screening and early intervention. Dr. Stapel-Wax also provides community-based research and outreach leadership for children and young children with a focus on universal design and prevention.

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Marco Antônio Marcolin, MD,PhD

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Marco Antônio Marcolin, MD,PhD

FMUSP (BRA)

Psiquiatra formado pela UNIFESP. Completou o Master e PhD pela University of Illinois at Chicago (EUA). Pós-doutorado pela UNICAMP. Possui vasta experiência nas seguintes áreas da psiquiatria: psicofarmacologia; interações farmacológicas; EMT (Estimulação Magnética Transcraniana) e nos mais diversos transtornos psiquiátricos (depressões, alterações de humor, esquizofrenia, transtornos de personalidade, entre outros). Fundador do Serviço de Estimulação Magnética Transcraniana do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP onde, desde seu início, foram atendidos aproximadamente 9.000 pacientes. Implementou a aprovação da EMT junto ao Conselho Federal de Medicina e junto à Associação Médica Brasileira. Professor e orientador de pós-graduação. Assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Médico psiquiatra responsável pela Clínica Marcolin, onde já atendeu mais de 5.000 pacientes ao longo de toda sua carreira. Em 2012 foi finalista da categoria: “Saúde mental e emocional”, no VII Prêmio Saúde, pelo trabalho: “Estudo do Efeito da Estimulação Magnética Transcraniana de Repetição no Tratamento de Dependência de Cocaína”, Abril Mídia. Membro do corpo editorial da Revista Debates em Psiquiatria, Revista Brasileira de Psiquiatria e da European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience (até 2002). Revisor do Journal of Clinical Psychiatry (EUA) e do National Institute of Health de Baltimore (EUA). Vários artigos científicos e capítulos de livros (mais de 30) nacionais e internacionais, além de ser o autor do livro “Transcranial Brain Stimulation for Treatment of Psychiatric Disorders” e “Interações Farmacológicas com Drogas Psiquiátricas” (2a edição). Mais de 60 resumos publicados em 200 congressos nacionais e internacionais. Matérias nos jornais “O Estado de São Paulo”, “A Folha de São Paulo”, “Correio Brasiliense” e nas revistas “Isto é”, “Veja”, “Galileu”, “Superinteressante”, “Época”, bem como no Diário Oficial do Estado de São Paulo, entre outros.

Psychiatrist graduated from UNIFESP. Completed Master and PhD from the University of Illinois at Chicago (USA). Post-doctorate by UNICAMP. He has extensive experience in the following areas of psychiatry: psychopharmacology; pharmacological interactions; EMT (Transcranial Magnetic Stimulation) and in the most diverse psychiatric disorders (depressions, mood swings, schizophrenia, personality disorders, among others).Founder of the Transcranial Magnetic Stimulation Service of the Institute of Psychiatry, Hospital das Clinicas, Faculty of Medicine, USP, where, since its inception, approximately 9,000 patients have been treated. Implemented the approval of the EMT with the Federal Council of Medicine and with the Brazilian Medical Association. Professor and graduate advisor. Scientific advisor to the São Paulo State Research Support Foundation.Psychiatrist responsible for the Marcolin Clinic, where he has seen more than 5,000 patients throughout his career. In 2012 he was a finalist in the category: “Mental and emotional health”, at the VII Saúde Award, for his work: “Study of the Effect of Transcranial Magnetic Stimulation of Repetition in the Treatment of Cocaine Dependence”, Abril Mídia. Member of the editorial board of Revista Debates em Psiquiatria, Revista Brasileira de Psiquiatria and European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience (until 2002).Reviewer for the Journal of Clinical Psychiatry (USA) and the National Institute of Health of Baltimore (USA). Several scientific articles and book chapters (more than 30) national and international, besides being the author of the book "Transcranial Brain Stimulation for Treatment of Psychiatric Disorders" and "Pharmacological Interactions with Psychiatric Drugs" (2nd edition). More than 60 abstracts published in 200 national and international congresses. Articles in the newspapers “O Estado de São Paulo”, “A Folha de São Paulo”, “Correio Brasiliense” and in the magazines “Isto é”, “Veja”, “Galileu”, “Superinteressante”, “Época”, as well as in Official Gazette of the State of São Paulo, among others.

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Vera Joffe

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Vera Joffe

Iowa State University (USA)

Dra. Vera Joffe é licenciada em psicologia na Flórida e em Nova York. Ela é certificada no Board de Psicologia Clínica de Crianças e de Adolescentes, e também é uma terapeuta certificada em PCIT (Parent-Child Interaction Therapy). A sua especialidade é na área de distúrbios de neurodesenvolvimento, incluindo TDAH, Síndrome de Tourette, Distúrbios de Ansiedade, Espectro de Autismo, e Mutismo Seletivo. A Dra. Vera tem trabalhado em clínica particular no sul da Florida desde 1989. Seu método de trabalho é baseado em pesquisas cientificas, utilizando o método de Terapia Cognitiva Comportamental para distúrbios de ansiedade e também aplicando os protocolos empíricos para crianças com TDAH e outros distúrbios de comportamento e de humor incluindo os pais como principais agentes de intervenção. A Dra. Vera tem apresentado em conferências nacionais e internacionais no tópico de Mutismo Seletivo, Espectro de Autismo, TDHA , distúrbios na infância, e comportamentos desafiantes. A Dra. Vera tem participado mundialmente na conscientização e na educação sobre prevenção e de diagnóstico de distúrbios mentais e de neurodesenvolvimento em crianças pequenas em um esforço para promover medidas para prevenção de desenvolvimento de doenças mentais em crianças, adolescentes e, mais tarde, em adultos. A Dra. Vera é membra da American Psychological Association (APA), Children and Adults with Attention Deficit Disorder (CHAAD), Anxiety and Depression Association of America (ADAA), Association for Behavior and Cognitive Therapies (ABCT). Ela também publicou três outros livros: Joffe, V. & Iachan, M. (2006) “Um dia na vida de um adulto com TDAH”. São Paulo: Lemos, e “My Name is Matt: I have Asperger Syndrome” (hoje chamada de Síndrome de Autismo), e “A História de Sofia: Um Guia para Mutismo Seletivo”. Vera Joffe nasceu em São Paulo, Brasil. Ela recebeu o diploma de bacharelado e de psicóloga no Brasil, formada pelo Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo. Depois, ela recebeu o grau de Mestrado na Universidade da Califórnia, Berkeley, e o doutorado na Universidade do Estado de Iowa. A Dra. Vera completou a residência na “Child Guidance and Adolescent Center” em Des Moines, Iowa. Depois disso, ela completou a residência de pós- doutorado no Hospital Luterano em Des Moines, Iowa.

Dr. Vera Joffe has a degree in psychology in Florida and New York. She is certified by the Board of Clinical Psychology of Children and Adolescents, and is also a certified therapist in PCIT (Parent-Child Interaction Therapy). His specialty is in the area of ??neurodevelopmental disorders, including ADHD, Tourette's Syndrome, Anxiety Disorders, Autism Spectrum, and Selective Mutism.Dr. Vera has been working in a private clinic in southern Florida since 1989. Her method of work is based on scientific research, using the Cognitive Behavioral Therapy method for anxiety disorders and also applying empirical protocols for children with ADHD and other disorders of behavior and humor including parents as the main intervention agents. Dr. Vera has presented at national and international conferences on the topic of Selective Mutism, Autism Spectrum, TDHA, childhood disorders, and challenging behaviors.Dr. Vera has been presenting at national and international conferences on the topic of Selective Mutism, Autism Spectrum, TDHA, childhood disorders, and challenging behaviors. Dr. Vera has participated worldwide in awareness and education on prevention and diagnosis of mental disorders and neurodevelopment in young children in an effort to promote measures to prevent the development of mental illness in children, adolescents and, later, adults . Dr. Vera is a member of the American Psychological Association (APA), Children and Adults with Attention Deficit Disorder (CHAAD), Anxiety and Depression Association of America (ADAA), Association for Behavior and Cognitive Therapies (ABCT). She also published three other books: Joffe, V. & amp; Iachan, M. (2006) "A day in the life of an adult with ADHD". São Paulo: Lemos, and “My Name is Matt: I have Asperger Syndrome” (today called Autism Syndrome), and “Sofia's Story: A Guide to Selective Mutism”. Vera Joffe was born in São Paulo, Brazil. She received a bachelor's degree and a psychologist in Brazil, graduated from the Department of Psychology at the University of São Paulo. Later, she received a Master's degree from the University of California, Berkeley, and a doctorate from Iowa State University. Dr. Vera completed her residency at the Child Guidance and Adolescent Center in Des Moines, Iowa. After that, she completed her postdoctoral residency at Lutheran Hospital in Des Moines, Iowa.

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Aline Chacon Pereira, MD, PhD

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Aline Chacon Pereira, MD, PhD

UFRJ

Neuropediatra no IPPMG e no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN). Professora Assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Child neurikogist at IPPMG and at Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer  (IECPN). Assistant Professor, Department of Pediatrics, Faculty of Medicine, UFRJ.

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Meca Andrade

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Meca Andrade

Psicóloga (PUC SP)

Psicóloga (PUC SP) e mestre em Applied Behavior Analysis - Northeastern University (2000). Foi membro da equipe do New Engalnd Center for Children, em Massachusetts, por 15 anos. Obteve o BCBA em 2001 até 2013. Atua em análise aplicada do comportamento, desenvolvimento atípico e transtorno do espectro do autismo.

Psychologist (PUC SP), máster degree in Applied Behavior Analysis - Northeastern University (2000). Broad experience at the New Engalnd Center for Children in Massachusetts for 15 years. She obtained BCBA in 2001 until 2013. Currently, work with applied behavior analysis, atypical development and autism spectrum disorder.

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Claudia Omairi, PhD

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Claudia Omairi, PhD

Psicóloga (PUC SP)

Terapeuta Ocupacional, doutora em Saúde da Criança e do Adolescente - Setor de Ciências da Saúde da UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Occupational Therapist, PhD in Child and Adolescent Health - UFPR Health Sciences Sector. Master in Education from the Universidade Federal do Paraná. Internationally Certified in Sensory Integration by University Southern California-USC and Western Psychological Services- WPS and updated by USS / WPS. Professor of the Occupational Therapy Course at the Universidade Federal do Paraná.

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Erasmo Barbante Casella, MD, PhD

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Erasmo Barbante Casella, MD, PhD

FMUSP

Professor Livre-Docente em Neurologia pela Universidade de São Paulo. Chefe da Unidade de Neurologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. Atualmente é médico do Instituto da Criança do HCFMUSP, Coordenador do ambulatório de Distúrbios do Aprendizado do Instituto da Criança do HCFM/USP. Professor Colaborador Médico do Departamento de Pediatria da FMUSP. Tem experiência em Distúrbios do Aprendizado, Déficit de atenção, Erros Inatos do Metabolismo e Emergências em Neurologia Infantil.

Professor of Neurology at the University of São Paulo. Head of the Neurology Unit at Instituto da Criança, Hospital das Clínicas. He is currently a doctor at the Children's Institute of HCFMUSP, Coordinator of the Learning Disorders Clinic at the Children's Institute of HCFM / USP. Medical Collaborating Professor at the Department of Pediatrics at FMUSP. He has experience in Learning Disorders, Attention Deficit, Inborn Errors of Metabolism and Emergencies in Child Neurology.

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Russel Barkley, PhD

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Russel Barkley, PhD

University of Massachusetts Medical Center

O Dr. Barkley aposentou-se como Professor de Psiquiatria e Neurologia do University of Massachusetts Medical Center (1985-2002) e posteriormente trabalhou como Professor de Psiquiatria e Ciências da Saúde na Medical University of South Carolina (2003-2016). Atualmente é Professor Clínico de Psiquiatria no Virginia Commonwealth University Medical Center (2016 até o presente). Na semi-aposentadoria, ele continua a dar palestras e desenvolver cursos de educação continuada para profissionais sobre TDAH e transtornos relacionados, bem como dar consultoria em projetos de pesquisa, editar The ADHD Report e escrever livros, revisões e artigos de pesquisa.

Dr. Barkley retired as Professor of Psychiatry and Neurology at the University of Massachusetts Medical Center (1985-2002) and later worked as Professor of Psychiatry and Health Sciences at Medical University of South Carolina (2003-2016). He is currently Clinical Professor of Psychiatry at Virginia Commonwealth University Medical Center (2016 to date). In semi-retirement, he continues to give lectures and develop continuing education courses for professionals on ADHD and related disorders, as well as advising on research projects, editing The ADHD Report and writing books, reviews and research articles.

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Eliane Sousa de Oliveira Fernandes, PhD

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Eliane Sousa de Oliveira Fernandes, PhD

USF

Psicóloga, Mestre e Doutora em Avaliação Psicológica (USF). Especialização em Neuropsicologia (FCMUSP), e em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil (UNICAMP). Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) com Aprimoramento em Análise Aplicada do Comportamento (ABA) para Transtorno do Espectro Autista (ITCR). Docente do Curso de Psicologia da UNIVAS, nas Áreas de Neuropsicologia e Análise do Comportamento e como Supervisora de Clínica Comportamental. Docente de Cursos de Pós-graduação em Neuropsicologia e em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual (IPOG). Diretora e Psicóloga da Clínica INED, atuando em Avaliação Neuropsicológica, em intervenção em Análise do Comportamento e como supervisora de Programas ABA para TEA.

Psychologist, Master and Doctor in Psychological Assessment (USF). Specialization in Neuropsychology (FCMUSP), and in Neuropsychology Applied to Child Neurology (UNICAMP). Specialization in Behavioral and Cognitive Therapy (USP) with Improvement in Applied Behavior Analysis (ABA) for Autistic Spectrum Disorder (ITCR). Professor of the Psychology Course at UNIVAS, in the Areas of Neuropsychology and Behavior Analysis and as Supervisor of Behavioral Clinic. Professor of Postgraduate Courses in Neuropsychology and ABA Intervention applied to Autism Spectrum Disorder and Intellectual Disability (IPOG). Director and Psychologist of Clínica INED, working in Neuropsychological Assessment, in intervention in Behavior Analysis and as supervisor of ABA Programs for ASD.

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Monica Müller Taulois, MD

Sala Congresso

Monica Müller Taulois, MD

GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Severino Sombra(1989), especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Super pelo Fundação Oswaldo Cruz(2006), especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA pela FACULDADE ARTHUR SA EARP NETO - FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS(2002), mestrado-profissionalizante em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo(2007), residencia-medicapelo Departamento de Pessoal do Ministério da Saúde(1992) e residencia-medicapela Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro(1993). Atualmente é PROFESSOR ASSISTENTE I da Universidade do Grande Rio, Medica - Pediatra da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e PEDIATRA da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - POLICLÍNICA PIQUET CARNEIRO. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria. Atuando principalmente nos seguintes temas:GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA, Pediatria.

Graduated in Medicine from the Severino Sombra University (1989), specialization in Activation of Change Processes in Super Formation by the Oswaldo Cruz Foundation (2006), specialization in SPECIALIZATION IN MEDICAL EDUCATION by the FACULDADE ARTHUR SA EARP NETO - FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS (2002 ), master's degree in Health Sciences Teaching from the Federal University of São Paulo (2007), residencia-medicapelo by the Personnel Department of the Ministry of Health (1992) and residencia-medicapela at the Hospital dos Servidores of the State of Rio de Janeiro (1993) . He is currently an ASSISTANT TEACHER I at the University of Grande Rio, Medica - Pediatrician at the City of Rio de Janeiro and PEDIATRIST at the UNIVERSITY OF THE STATE OF RIO DE JANEIRO - POLICLÍNICA PIQUET CARNEIRO. Has experience in Medicine, with emphasis on Pediatrics. Acting mainly on the following topics: PEDIATRIC GASTROENTEROLOGY, Pediatrics.

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Eliete Umezu Sahara

Sala Encontro

Eliete Umezu Sahara

Economia Doméstica/1986 pela Faculdade de Ciências Exatas, Administrativas e Sociais de Brasília

Pedagogia - Licenciatura Plena Habilitações Magistério da Educação Infantil e Gestão Escolar/2010 pela Universidade do Grande ABC

Pedagogy - Full Degree Qualifications Teaching of Early Childhood Education and School management/2010 University of Greater ABC

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Cesar de Moraes, MD, PhD

Sala Encontro

Cesar de Moraes, MD, PhD

Psiquiatra

Psiquiatra da infância e adolescência, Mestre E doutor em Saude Mental pela Unicamp, Membro do Disapre (unicamp), Apresentador do podcast sobre saude mental " A gente e a mente".

Specialist in childhood and adolescence psychiatry, master in Mental Health, doctor in Medical Sciences, and postdoctoral fellow in neurology at the State University of Campinas. He is an adjunct professor of psychiatry at the Center for Life Sciences - Faculty of Medicine at PUC-Campinas.

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Flavia Poppe

Sala Encontro

Flavia Poppe

Instituto JNG

Flavia Poppe é co-fundadora e diretora do Instituto JNG, que está implementando o primeiro projeto brasileiro de moradia independente para adultos com deficência intelectual. Economista com Mestrado na London School of Economics em Planejamento Social, Flavia trabalhou durante 30 anos como consultora em planejamento, gestão e economia da Saúde nos setores público, privado e internacional. O JNG nasceu em 2003 para promover o debate sobre vida adulta e longevidade da pessoa com deficiência intelectual.

Flavia Poppe is co-founder and director of the JNG Institute, which is implementing the first Brazilian independent housing project for adults with intellectual disabilities. Economist with a Master's degree at the London School of Economics in Social Planning, Flavia worked for 30 years as a consultant in health planning, management and economics in the public, private and international sectors. JNG was born in 2003 to promote the debate on adult life and longevity of people with intellectual disabilities.

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Hélio Van der Linden Júnior, MD

Sala Encontro

Hélio Van der Linden Júnior, MD

Instituto de Neurologia de Goiânia

Neurologista infantil e neurofisiologista do Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo e neurologista infantil e neurofisiologista do Instituto de Neurologia de Goiânia

Child neurologist and neurophysiologist at the Henrique Santillo Rehabilitation and Rehabilitation Center and child neurologist and neurophysiologist at the Neurology Institute of Goiânia

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Mauricio de Sousa

Sala Encontro

Mauricio de Sousa

Jornalismo

Iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

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Francisco Paiva

Sala Encontro

Francisco Paiva

Revista Autismo

Jornalista, pós-graduado em jornalismo e segmentação editorial, autor do livro “Autismo — Não espere, aja logo!” (M.Books, 2012), cofundador e editor-chefe da Revista Autismo (desde 2010), head de conteúdo da startup de biotecnologia Tismoo. CEO liderando a construção da Tismoo.me, a primeira rede social do mundo dedicada ao autismo e síndromes relacionadas.

Journalist, postgraduate in Journalism and Editorial Segmentation. Paiva and Martim Fanucchi created the 'Revista Autismo' to disseminate information about autism in Brazil. It is the first periodic magazine in all of Latin America, and the first in the world in Portuguese, with a specific focus on Autism.

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Gloria Marques

Sala Encontro

Gloria Marques

Psicóloga

Esp. Psicóloga, Neuropsicóloga, Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento na Infância e Adolescência , Especialista em Neuropsicologia , Coordenadora do Departamento de Psicologia do Instituto PRIORIT. Atua na área Clínica, de Neuropsicologia e Escolar.

Psychologist Specialist, Neuropsychologist, Specialist in Mental Health and Development in Childhood and Adolescence, Specialist in Neuropsychology, Coordinator of the Department of Psychology at the PRIORIT Institute. Operates in the Clinical, Neuropsychology and School areas.

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Rodrigo Brivio

Sala Encontro

Rodrigo Brivio

Prof. de Ed. Física

Profissional de Educação Física, especializado e no atendimento de crianças dentro do Espectro Autista.

Physical Education Professional, specialized and specialized in child care within the Autistic Spectrum.

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Ana Paula de Carvalho Machado Pacheco, Msc.

Sala Encontro

Ana Paula de Carvalho Machado Pacheco, Msc.

NEAP

Pedagoga, Consultora em Emprego Apoiado, Coordenadora do NEAP - Priorit, Especialista em inclusão pela Fundacion Síndrome de Down de Madrid_ Universidad Camilo José Cela, Mestre em Educação pela UNESA e Doutoranda em Educação com pesquisa em Emprego Apoiado pela UNESA.

Pedagogue, Supported Employment Consultant, Coordinator of NEAP - Priorit, Inclusion Specialist by Fundacion Down Syndrome in Madrid Universidad Camilo José Cela, Master in Education from UNESA and PhD student in Education with research in Employment Supported by UNESA.

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Milena Pondé, MD, PhD

Sala Encontro

Milena Pondé, MD, PhD

BAHIANA

Graduada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BAHIANA) (1984-1989), especialista em psiquiatria com residência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1990-1992), mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1994-1996), doutora em Saúde Coletiva pelo ISC-UFBA (1996-2000), com doutorado sanduiche no Douglas Hospital, McGill University, Montreal-Canadá (1998-1999). Pós-Doutorado na Divisão de Psiquiatria Social e Cultural na McGill University, Montreal-Canadá (2009-2010). Professora e orientadora da pós-graduação em Medicina da BAHIANA, professora da graduação dos cursos de psicologia e medicina da BAHIANA e Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Autismo (LABIRINTO).

Psychiatrist, Master in Public Health from the Institute of Public Health (ISC) of the Federal University of Bahia (UFBA), PhD in Public Health from ISC-UFBA, with a 'sandwich doctorate' at Douglas Hospital, McGill University, Montreal-Canada. Postdoctoral fellow in the Division of Social and Cultural Psychiatry at McGill University, Montreal-Canada. Coordinator of the Interdisciplinary Laboratory for Research in Autism (LABIRINTO).

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Marcos Petry

Sala Encontro

Marcos Petry

Diário de um Autista no youtube

Graduado em Comunicação Institucional pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí- UNIDAVI, concluído em 2013.Pós-graduado em Design Gráfico e Produção Publicitária pela UNIDAVI e em Transtorno do Espectro Autista pelo Child Behavior Institute of Miami. Autor e proprietário do canal Diário de um Autista no youtube, que conta com mais de 123 mil assinantes e mais de 6milhões de visualizações.

Graduated in Institutional Communication from the University for the Development of the Alto Vale do Itajaí- UNIDAVI, completed in 2013. Post-graduated in Graphic Design and Advertising Production at UNIDAVI and in Autistic Spectrum Disorder at the Child Behavior Institute of Miami. Author and owner of the Diário de um Autista channel on youtube, which has over 123 thousand subscribers and over 6 million views.

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Sergio Thiesen, MD

Sala Encontro

Sergio Thiesen, MD

Médico

Médico clínico geral e cardiologista, foi professor de medicina, coordenando cursos de extensão universitária por décadas, no Rio de Janeiro. Bacharel em Física pela UFRJ. Expositor espírita e estudioso da fronteira entre Medicina e Espiritualidade.

General physician and cardiologist, he was a professor of medicine, coordinating university extension courses for decades in Rio de Janeiro. Bachelor of Physics from UFRJ. Spiritist exhibitor and scholar of the frontier between Medicine and Spirituality.

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Enã Rezende

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Enã Rezende

ESF - Estratégia da Saúde Familiar

Médico, clínico geral, formado pela UNIC em 2019. Idealizador do Projeto Autismo na Escola juntamente com a família desde 2017. Palestrante.Escritor de temas diversos, e autor do livro ExpressaMente. Desenhista amador, fascinado por desenhar expressões faciais.  Atuou durante a criação da LATEA - Liga do Transtorno do Espectro Autista na UNIC. Trabalhou em 2019 e 2020 em ESF - Estratégia de Saúde Familiar. Trabalha atualmente no Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Doctor, general practitioner, graduated from UNIC in 2019. Creator of the Autism at chool Project together with his family since 2017. Speaker. Writer of various topics, and author of the book ExpressaMente. Amateur designer, fascinated by drawing facial expressions. Worked during the creation of LATEA - Autism Spectrum Disorder League at UNIC. He worked in 2019 and 2020 in ESF - Family Health Strategy. He currently works at the Metropolitan Hospital of Várzea Grande.

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Jair de Moraes, MD (BRA)

Sala Encontro

Jair de Moraes, MD (BRA)

Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.

Neurologista Infantil;
Mestre em Neurologia /UFF
Diretor Médico do CETE-Clínica de Tratamento Especializado;
Membro Diretor da ABENEPI Nacional e do RJ

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Claudia dos Santos Kelab

Sala Encontro

Claudia dos Santos Kelab

Instituto Priorit

Educadora, orientadora infantil, fundadora e presidente do Instituto Pata Real, sem fins lucrativos, fundado em 2002, que tem como objetivo a promoção do bem-estar e do direito dos animais. Em parceria com o Instituto Priorit, são preparados e encaminhados animais terapeutas para adoção. Em parceria com Asilo Municipal Bazani, são realizadas visitas periódicas aos internos.

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Caroline Moreira de Oliveira, Msc

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Caroline Moreira de Oliveira, Msc

NEPA

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR). Integrante do grupo de estudos sobre autismo da Universidade Federal Fluminense (NEPA). Atuação em Psicomotricidade Relacional no âmbito clínico, educacional e no Programa de Enriquecimento de Ambiente da Associação Caminho Azul.

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Michele Senra

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Michele Senra

Musicoterapeuta

Mestre em Música pela UFRJ. Musicoterapeuta pelo Conservatório Brasileiro de Música. Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e deficiência intelectual pelo CBI of Miami. Formação no workshop introdutório Jasper (intervenção comportamental desenvolvimentista Naturalista). Idealizadora do projeto Concerto Azul.Atuação em Musicoterapia no âmbito clínico e no Programa de Enriquecimento de Ambiente da Associação Caminho Azul.Mãe de um rapaz com autismo e militante pela causa.Com o projeto Concerto Azul ganhou três prêmios por seu empenho como musicoterapeuta atuante com Pessoas no Transtorno do Espectro Autista.

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Tais Silveira MORIYAMA, MD, PhD (BRA)

Sala Encontro

Tais Silveira MORIYAMA, MD, PhD (BRA)

Universidade de Maastricht (Holanda)

Tais Silveira Moriyama é médica psiquiatra da infância e da adolescência. Atualmente atua como diretora técnica do Instituto Bairral e como médica psiquiatra em seu consultório particular. Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de São Paulo, Residência médica em Psiquiatria e em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo e é mestre e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Psiquiatra a Psicologia Médica da mesma universidade.  Atuou como pesquisadora bolsista do Instituo do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, pesquisadora visitante do Instituto de Psiquiatria do Kings College London (Grã-Bretanha), médica assistente do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo e atualmente é aluna de PhD da Universidade de Maastricht (Holanda). Apesar de atuar predominantemente na área clínica e de gestão técnica, é coautora de mais de 30 artigos científicos publicados em revistas médicas internacionais. Tem experiência na área de psiquiatria com ênfase em Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Tais Silveira Moriyama is a child and adolescent psychiatrist. She currently serves as technical director of the Bairral Institute and as a psychiatrist in her private practice. Graduated in medicine from the Federal University of São Paulo, Medical residency in Psychiatry and Child and Adolescent Psychiatry from the Department of Psychiatry at the Federal University of São Paulo and holds a master's and doctorate in Sciences from the Graduate Program in Psychiatry and Medical Psychology. from the same university. She worked as a researcher at the Brain Institute of Hospital Israelita Albert Einstein, visiting researcher at the Institute of Psychiatry at Kings College London (Great Britain), assistant physician at the Institute of Psychiatry at the University of São Paulo and is currently a PhD student at the University of São Paulo. Maastricht (Netherlands). Despite acting predominantly in the clinical and technical management areas, she is co-author of more than 30 scientific articles published in international medical journals. He has experience in the field of psychiatry with an emphasis on Child and Adolescent Psychiatry.

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Fernando Calil

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Fernando Calil

Terapeuta Ocupacional

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Uberaba. Especialista no método Dinâmico aplicado a Neurologia, formação em Integração Sensorial e cursos Básicos e Avançados em Equoterapia.

Graduated in Occupational Therapy at Universidade de Uberaba. Specialist in training in sensory integration and basic and advanced courses in equine therapy.

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Christiane Muniz Coimbra

Sala Encontro

Christiane Muniz Coimbra

IBMEC - RJ

Arquiteta e Urbanista pela Faculdade Bennett. MBA em Marketing pelo IBMEC - RJ.Atuou durante anos no segmento da Construção Civil em grandes empresas como Saint Gobain, Votorantim e Tigre. Foi sócia gestora de duas lojas voltadas para o mercado de arquitetura em revestimentos e esquadrias especiais.Atualmente é sócia fundadora da HUG - Sensação e Diversão, empresa de acomodações sensoriais. Também sócia da DIVERSA ARQUITETURA, onde desenvolve consultoria e projetos de ambientes sensoriais inclusivos.Toda sua expertise atual está voltada para um novo entendimento de uma ambientação com a atmosfera propícia para um novo olhar sensório-perceptivo, oferecendo possibilidades mais inclusivas.

Architect and Urban Planner at Bennett College. MBA in Marketing from IBMEC - RJ. He worked for years in the Civil Construction segment in large companies such as Saint Gobain, Votorantim and Tigre. She was managing partner of two stores focused on the architecture market in coatings and special frames. Currently she is a founding partner of HUG - Sensação e Diversão, a sensory accommodation company. She is also a member of DIVERSA ARQUITETURA, where she develops consulting and projects for inclusive sensory environments. All her current expertise is focused on a new understanding of an environment with a favorable atmosphere for a new sensory-perceptive look, offering more inclusive possibilities.

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Marta Relvas, PhD

Sala Educação

Marta Relvas, PhD

Autora da WAK Editora RJ e Editora do Brasil e da Editora Qualconsoante - Portugal.

Bióloga. Dr.h.c em Educação, Dr e Ms em Psicanálise, Psicopedagoga ABPp-RJ. Neurocientista  em Educação Especial e Inclusiva. Neuroanatomista, Neuropsicomotricista e Esp. em Bioética aplicada. Membro na Categoria de Professora Pesquisadora da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Docente e Coordenadora do Projeto do curso de Pós- Graduação em Neurociência Pedagógica da AVM EDUCACIONAL/UCAM. Docente da Universidade Estácio de Sá. Docente colaboradora UFRJ/EEFD.Autora da WAK Editora RJ e Editora do Brasil e da Editora Qualconsoante - Portugal.

Biologist. Dr.h.c in Education, Dr and Ms in Psychoanalysis, Psychopedagogue ABPp-RJ. Neuroscientist in Special and Inclusive Education. Neuroanatomist. Neuropsychomotricist and Esp. in applied bioethics. Member in the Research Professor Category of the Brazilian Society of Neuroscience and Behavior (SBNeC). Professor and Project Coordinator of the Postgraduate Course in Pedagogical Neuroscience at AVM EDUCACIONAL / UCAM.Professor at the Estácio de Sá University.Collaborating professor UFRJ / EEFD.Author of WAK Editora RJ and Editora do Brasil and Editora Qualconsoante - Portugal.

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Jesús López-Belmonte, PhD (ESP)

Sala Educação

Jesús López-Belmonte, PhD (ESP)

Universidade de Granada (Espanha)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Granada (Espanha). Possui mestrado em tecnologia educacional e habilidades digitais pela Universidade Internacional de La Rioja (Espanha) e mestrado em inovação educacional e gestão do conhecimento pela Universidade de Málaga (Espanha). É professor do Departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Granada. Ele é um membro de pesquisa do grupo de pesquisa AREA (Hum-672). É autor de diversos artigos de impacto, bem como de livros e capítulos de caráter científico-acadêmico. Ele tem participado como palestrante em diferentes conferências internacionais. As suas linhas de investigação centram-se na análise da competência digital, na aplicação de metodologias ativas, na utilização das TIC nos processos de ensino e aprendizagem, na atenção à diversidade, nas necessidades educativas especiais, bem como nas Desordens do Espectro.

PhD in Educational Sciences from the University of Granada (Spain). He holds a master's degree in educational technology and digital skills from the International University of La Rioja (Spain). master's degree in educational innovation and knowledge management from the University of Malaga (Spain).He is a professor in the Department of Didactics and School Organization at the University of Granada.He is a research member of the AREA research group (Hum-672).He is the author of several impact articles, as well as scientific and academic books and chapters.He has participated as a speaker at different international conferences.His lines of research focus on the analysis of digital competence, the application of active methodologies, the use of ICT in teaching and learning processes, attention to diversity, special educational needs, as well as Spectrum Disorders.

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Diana Negrão Cavalcanti, PhD

Sala Educação

Diana Negrão Cavalcanti, PhD

UFF

Bióloga, Mestre e Doutora em Química, professora da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo (NEPA/UFF), vice-presidente da Associação Caminho Azul e mãe de jovem com autismo.

Biologist, Master and PhD in Chemistry,professor at Universidade Federal Fluminense, coordinator of the Professional Master's Course in Diversity and Inclusion at UFF, coordinator of the Center for Studies and Research in Autism (NEPA / UFF), vice president of Associação Caminho Azul and mother of a young person with autism.

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Cristina Maria Carvalho Delou

Sala Educação

Cristina Maria Carvalho Delou

UFF

Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela PUC-RJ (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela UERJ (1987), e Doutora em Educação, pelo PPG em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC-SP (2001); Professora Aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao CNPq; Membro permanente no Curso de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão e no PPG Ciências, Tecnologias e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Coordenadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-UFF). Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Recebeu o Prêmio Jabuti 2015, na categoria Educação e Pedagogia. Recebeu a Medalha do Mérito Carioca por ter sido eleita Personalidade Educacional 2019 pelo Conselho Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro; Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais de Educação Especial, na Diretoria de Educação Especial, da Secretaria de Modalidades Especializadas do MEC.

General Coordinator of Policies, Regulation and Training of Special Education Professionals, of the Directorate of Special Education (DEE), of the Secretariat of Specialized Modalities of Education (SEMESP) of MEC; Psychologist; PhD in Education; CNPq Level 2 Productivity Researcher; Retired Professor at Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Viviane de Oliveira Freitas Lione, PhD

Sala Educação

Viviane de Oliveira Freitas Lione, PhD

UFRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado sanduíche em Biociências Nucleares pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Federal de São Paulo (2007). É pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo com ênfase em microscopia confocal e eletrônica (2008). Pós-doutora em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Prof Adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenadora do Laboratório de Bioensaios Farmacêuticos, atuando em bioensaios para o desenvolvimento de fármaco e medicamentos. Na área de Biofarmácia desenvolve modelos in vitro e ex vivo de permeabilidade de fármacos. Tem experiência na área de Cultivo de células animais, humanas, bacteriana e parasitos, atuando nos temas de screening de moléculas, bioensaios de atividade e citotoxicidade. É professora do Programa de Pós Graduação em Nanobiossistemas - UFRJ. Atua também na área de Ensino e Educação Especial como professora colaboradora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - IB-UFF nas linhas de transtorno, síndromes e deficiências, com interesse em Autismo, neurociências e educação, produção de material didático inclusivo e estratégias pedagógicas para atendimento a pessoa com deficiência. Também é coordenadora do Grupo de Estudos em Transtorno do Espectro Autista (GETEA) e Membro da Associação Caminho Azul.

Graduated in Biological Sciences from the State University of Rio de Janeiro (2001).Master in Microbiology from the State University of Rio de Janeiro (2003) and Sandwich Doctorate in Nuclear Biosciences from the State University of Rio de Janeiro / Federal University of São Paulo (2007).She is a postdoctoral fellow at the Federal University of São Paulo with an emphasis on confocal and electronic microscopy (2008). Post-doctorate in Pharmaceutical Sciences at the Faculty of Pharmacy, Federal University of Rio de Janeiro (2009).He is currently Adjunct Professor at the Faculty of Pharmacy of the Federal University of Rio de Janeiro Coordinator of the Laboratory of Pharmaceutical Bioassays, working in bioassays for the development of pharmaceuticals and medicines. In the area of ??Biopharmacy, he develops in vitro and ex vivo models of drug permeability. He has experience in the field of cultivation of animal, human, bacterial and parasitic cells, working on the topics of screening molecules, activity bioassays and cytotoxicity. She is a professor at the Graduate Program in Nanobiosystems - UFRJ. She also works in the area of ??Teaching and Special Education as a collaborating teacher in the Professional Master's Course in Diversity and Inclusion - IB-UFF in the lines of disorders, syndromes and disabilities, with an interest in Autism, neurosciences and education, production of inclusive didactic material and strategies pedagogical services for people with disabilities. She is also the coordinator of the Autism Spectrum Disorder Study Group (GETEA) and a member of the Caminho Azul Association.

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Enzo Cavalcanti Valente do Nacimento

Sala Educação

Enzo Cavalcanti Valente do Nacimento

UFF

Graduando em Física (UFF). Jovem com autismo.

Graduating in Physics (UFF). Young man with autism.

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José Otavio Motta Pompeu e Silva, PhD

Sala Educação

José Otavio Motta Pompeu e Silva, PhD

UFRJ

Jose Otavio possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Realizou pós-doutorado no PACC/UFRJ (2012) em cultura digital. Também fez estágio de pós-doutorado na universidade finlandesa Turku University of Applied Sciences, onde estudou Inteligência Artificial e eHealth. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) e do Espaço Alexandria da UFRJ, tem atuação interdisciplinar e é responsável pela disciplina Mapas: desvendando a mente e o espaço para alunos dos mais variados cursos da UFRJ. Realiza cooperação técnica com o Instituto Federal de São Paulo, campus Sorocaba, onde desenvolve o protótipo de carro elétrico adaptado para pessoas com deficiência e criação de Inteligência Artificial Aplicada. Apresenta lives de divulgação científica no youtube pelo Espaço Alexandria/UFRJ. Foi especialista do tem educação e pessoas com deficiência na Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Organização das Nações Unidas em Nova York em 2017.

Jose Otavio has a degree in Occupational Therapy from the Federal University of São Carlos (1999), a master's degree in Arts from the State University of Campinas (2006) and a doctorate in Arts from the State University of Campinas (2011).Post-doctorate at PACC / UFRJ (2012) in digital culture. He also did a postdoctoral internship at the Finnish University Turku University of Applied Sciences, where he studied Artificial Intelligence and eHealth.He is currently an adjunct professor at the Federal University of Rio de Janeiro at the Tércio Pacitti Institute of Computational Applications and Research (NCE / UFRJ) and at the Espaço Alexandria at UFRJ, has an interdisciplinary role and is responsible for the discipline Maps: unraveling the mind and space for students of the most varied courses at UFRJ. It carries out technical cooperation with the Federal Institute of São Paulo, Sorocaba campus, where it develops the prototype of an electric car adapted for people with disabilities and the creation of Applied Artificial Intelligence.Presents scientific dissemination lives on youtube at Espaço Alexandria / UFRJ. He was a specialist in education and people with disabilities at the United Nations Conference on the Rights of Persons with Disabilities in New York in 2017.

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Sophia da Silva Mendonça

Sala Educação

Sophia da Silva Mendonça

Jornalismo

Sophia Silva de Mendonça, 24 anos, é bacharela em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), escritora, apresentadora, cineasta e mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e membro do Afetos, grupo de pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades. Foi diagnosticada autista aos 11 anos, em 2008. Mantém o site “O Mundo Autista” no Portal UAI e o canal do YouTube “Mundo Autista” desde 2015. É autora de sete livros e diretora do documentário "AutWork - Autistas no Mercado de Trabalho" (2021). Em 2016, recebeu o Grande Colar do Mérito Legislativo de Belo Horizonte, a maior honraria do legislativo municipal, tornando-se a pessoa mais jovem a receber essa homenagem.

Sophia Silva de Mendonça, 24 years old, has a bachelor's degree in Journalism from the Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), writer, presenter, filmmaker and master's student in Social Communication from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). He has a scholarship from the Minas Gerais Research Support Foundation (FAPEMIG) and a member of Afetos, a research group on Communication, Accessibility and Vulnerabilities. She was diagnosed with autism at the age of 11, in 2008. She maintains the website “O Mundo Autista” on the UAI Portal and the YouTube channel “Mundo Autista” since 2015. She is the author of seven books and director of the documentary "AutWork - Autistas no Mercado do Trabalho" "(2021). In 2016, he received the Great Necklace of Legislative Merit from Belo Horizonte, the highest honor of the municipal legislature, becoming the youngest person to receive this honor.

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Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro, PhD

Sala Educação

Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro, PhD

UERJ

Professora Adjunta da UERJ, no Departamento de Educação Inclusiva e Continuada - Faculdade de Educação. Doutora (2017) e Mestre (2014) em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2002) e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Coordenadora de Monografias do CEDERJ no curso de Pedagogia / UERJ. Membro do Conselho Institucional Pedagógico da APAE RIO.Consultora pedagógica da JNG (inclusão social de jovens e adultos). Pesquisadora FAPERJ (ACR). Integrante do Grupo de Pesquisa "GPEIS" vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ.

Adjunct Professor at UERJ, in the Department of Inclusive and Continuing Education - Faculty of Education. PhD (2017) and Master (2014) in Education by the Graduate Program in Education at UERJ. Graduated in Pedagogy from the State University of Rio de Janeiro (2000). Post-graduated in Psychopedagogy from the Cândido Mendes University (2002) and in Pedagogical Management: Educational Guidance and Supervision from the Veiga de Almeida University (2010). Coordinator of Monographs at CEDERJ in the Pedagogy / UERJ course. Member of the Institutional Pedagogical Council of APAE RIO. Pedagogical consultant of JNG (social inclusion of young people and adults). Researcher FAPERJ (ACR). Member of the Research Group "GPEIS" linked to the Graduate Program in Education at UERJ.

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Sílvia Ester Orrú, PhD

Sala Educação

Sílvia Ester Orrú, PhD

Universidade Federal de Alfenas (Unifal)

Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestre e doutora em Educação com pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e colaboradora na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), campus Poços de Caldas. Autora de livros, capítulos e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI).

Graduated in Pedagogy, post-graduated in Clinical and Institutional Psychopedagogy, Master and PhD in Education with post-doctorate from the Faculty of Education of the State University of Campinas (Unicamp). She is a professor and researcher at the Faculty of Education of the University of Brasília (UnB) and a collaborator at the Federal University of Alfenas (Unifal), Poços de Caldas campus. Author of books, chapters and articles in national and international journals. Coordinator of the Laboratory for Studies and Research in Learning and Inclusion (LEPAI).

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José Moran, PhD

Sala Educação

José Moran, PhD

Educação Transformadora

Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Novas Tecnologias na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro na mesma universidade.  Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido (Blended) e de Educação a Distância. Atualmente é professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educação com ênfase em competências, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. É autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, Metodologias Ativas de Bolso e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora, Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. Suas ideias estão no blog Educação Transformadora.

PhD in Communication from the University of São Paulo. He was a professor of New Technologies at USP and one of the founders of the Escola do Futuro Project at the same university. Implemented and managed Hybrid Education (Blended) and Distance Education programs. He is currently a professor, researcher and designer of innovative ecosystems in education with an emphasis on skills, active methodologies, hybrid models and digital technologies. He is the author of the books The education we want: new challenges and how to get there, Active Pocket Methodologies and co-author of the Active Methodologies for Innovative Education, New Technologies and Pedagogical Mediation, and Distance Education: Points and Counterpoints. His ideas are on the blog Transformative Education.

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Maria Teresa Eglér Mantoan, PhD

Sala Educação

Maria Teresa Eglér Mantoan, PhD

Unicamp

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED / UNICAMP). Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educacional - reconhecimento a contribuição à Educação brasileira. Dedica-se, nas áreas de pesquisa, docência e extensão, ao direito incondicional de todos os alunos à educação escolar de nível básico e superior de ensino.

Pedagogue, master and doctor in Education by the Faculty of Education of the State University of Campinas (UNICAMP). Collaborating professor in the Graduate Program in Education at the same institution. Coordinator of the Laboratory of Studies and Research in Teaching and Difference (LEPED / UNICAMP). Official of the National Order of Educational Merit - recognition of the contribution to Brazilian Education. It is dedicated, in the areas of research, teaching and extension, to the unconditional right of all students to basic and higher school education.

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Lucelmo Lacerda de Brito, PhD (BRA)

Sala Educação

Lucelmo Lacerda de Brito, PhD (BRA)

UFSCar

Pós-Doutorado em Psicologia pela UFSCar, estudando a inclusão escolar da pessoa com TEA, Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em História pela PUC-SP, Historiador, Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar, Mediação escolar em processos inclusivos. Tem interesse em Psicologia Experimental e Pesquisa Aplicada em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências. É autor do livro Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução, 2018

Post-Doctorate in Psychology at UFSCar, studying the school inclusion of people with ASD, Doctor in Education at PUC-SP, Master in History at PUC-SP, Historian, Specialist in Special, Inclusive Education and Inclusion Policies. Researches the representation of the person with ASD, School inclusion, School mediation in inclusive processes. He is interested in Experimental Psychology and Applied Research in a school environment, implementing evidence-based pedagogical practices. He is the author of the book Autism Spectrum Disorder: a very brief introduction, 2018

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Rita de Cácia Santos Souza, PhD (BRA)

Sala Educação

Rita de Cácia Santos Souza, PhD (BRA)

Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Disciplinas: Educação Inclusiva, Fundamentos da Investigação Científica, Fundamentos Filosóficos da Educação, Tópicos Especiais de Ensino, Monografia, Libras, Pesquisa em Educação Especial e Tecnologia Assistiva. Tem pós- doutorado (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1993). Membro da Sociedade Movimento dos Focolares, Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Sergipe, Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (SBEE), Sociedade Brasileira de Pesquisadores em História da Educação(SBHE), Academia Literocultural de Sergipe (ALCS); Pesquisadora e Líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva ( NUPITA/UFS), Educon/UFS. Tem experiência da área de Educação infantil à pós-graduação, atuando e publicando principalmente nas seguintes temáticas: Educação, História da educação, Formação de professores, educação especial e inclusiva, práticas pedagógicas, tecnologia assistiva, educação infantil, ensino-aprendizagem, Libras, arte e diversidade.

Professor, Department of Education, Federal University of Sergipe. Subjects: Inclusive Education, Fundamentals of Scientific Research, Philosophical Foundations of Education, Special Teaching Topics, Monograph, Libras, Research in Special Education and Assistive Technology. He has a postdoctoral degree (2014) and a doctorate in Education from the Federal University of Bahia (2009), a master's degree in Education from the Federal University of Sergipe (2000) and a Pedagogy Degree from the Federal University of Sergipe (1993). Member of the Movimento dos Focolares Society, Brazilian Association of Psychopedagogy - Sergipe Section, Brazilian Association of Researchers in Special Education (SBEE), Brazilian Society of Researchers in the History of Education (SBHE), Academia Literocultural de Sergipe (ALCS); Researcher and Leader of the Center for Study, Extension and Research in Educational Inclusion and Assistive Technology (NUPITA / UFS), Educon / UFS. He has experience in the field of Early Childhood Education at postgraduate level, acting and publishing mainly on the following topics: Education, History of education, Teacher education, special and inclusive education, pedagogical practices, assistive technology, early childhood education, teaching and learning, Libras, art and diversity.

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Ayla de Cássia Franco Bragança, Msc

Sala Educação

Ayla de Cássia Franco Bragança, Msc

UFF

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Pós-graduada em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pela Faculdade de Educação São Luís; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora concursada para o Atendimento Educacional Especializado, atuando nas Salas de Recursos Multifuncionais dos Municípios de Itaboraí e Macaé. Tem experiência na área da Educação, com ênfase na Educação Especial e Educação Inclusiva. Membro do NEPA (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo).

Master in Diversity and Inclusion from Universidade Federal Fluminense (UFF); Post-graduate in School Management: Guidance and Supervision, by the São Luís Faculty of Education; Graduated in Pedagogy from the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor with a specialization in Specialized Educational Assistance, working in the Multifunctional Resource Rooms of the Municipalities of Itaboraí and Macaé. Has experience in Education, with emphasis on Special Education and Inclusive Education. Member of NEPA (Center for Studies and Research in Autism).

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Mariana Lopes Barreto

Sala Educação

Mariana Lopes Barreto

Priorit

Psicóloga graduada pela Faculdade Ruy Barbosa de Salvador/Ba, com formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CPAF/Rj e pós-graduanda em Clínica Analítico Comportamental Infantil pelo CBI of Miami. Já atuou como Coordenadora do Núcleo de Mediação Escolar do Instituto Priorit. Atualmente, atua no atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos no referido Instituto e em consultório particular

Psychologist graduated from Faculdade Ruy Barbosa in Salvador / Ba, with training in Cognitive Behavioral Therapy from CPAF / Rj and post-graduate student in Child Behavioral Clinical Analysis from CBI of Miami. She has already served as Coordinator of the School Mediation Center at the Priorit Institute. Currently, he works in the clinical care of children, adolescents and adults at the aforementioned Institute and in a private practice.

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Casemiro José Mota

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Casemiro José Mota

Instituto Federal de Educação Catarinense Campus Araquari

Professor do Instituto Federal de Educação Catarinense Campus Araquari. Com doutorado em Formação de Professores pela Universidade de Lisboa.

Professor at the Federal Institute of Education Catarinense Campus Araquari. With a doctorate in Teacher Education from the University of Lisbon.

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