“Criei para minha família uma “filosofia”, que carinhosamente denominei de “Filosofia dos 4 As”.
O primeiro A seria a ACEITAÇÃO, pois a aceitação da família no processo de compreensão do diagnóstico é fundamental . Como podemos querer que o outro aceite nosso filho se nós mesmos não o aceitamos do jeito que ele é?
O segundo A diz respeito a ASSUMIR; assumir seu filho perante a sociedade, assumir que seu filho ou filha tem uma condição diferenciada que não o torna inferior a ninguém.
O terceiro A é AMAR! Amar incondicionalmente o seu filho ! Amar antes de tudo e, principalmente, acima de tudo, evitando pensamentos do tipo: “se ele pudesse fazer isso ou aquilo…”
O quarto e último A é ACREDITAR! E este A eu dedico não só à família, mas PRINCIPALMENTE aos profissionais que atendem os nossos filhos e filhas. Acreditar sempre no potencial daquele que estiver à sua frente pois, mesmo que aquela pessoa ou criança apresente um grau de comprometimento que lhe pareça grave, ela está apenas esperando que você lhe estenda a mão, sendo a ponte necessária para que ela possa encontrar o caminho.
Porque o AMOR é a peça chave deste processo, a mola propulsora, que destrói barreiras, vence limites e transforma sonhos em REALIDADE.
É preciso olhar para os indivíduos com autismo com os olhos do CORAÇÃO!
2025 © Associação Caminho Azul - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Otmiza Agência Digital