A Associação Caminho Azul é uma instituição sem fins econômicos e financeiros, políticos ou partidários, de caráter filantrópico, educacional e assistencial, com a finalidade de atender a todos que dela necessitem. Foi criada para promover atividades de assistência às crianças e indivíduos autistas carentes e suas famílias, com vistas à melhora de sua condição de desenvolvimento e qualidade de vida, mobilizando recursos clínicos, humanos e materiais, proporcionando esse atendimento no que diz respeito à saúde, arte e cultura, assistência jurídica e assistência social, visando a valorização e promoção social, bem como a integração na sociedade, sem discriminação de qualquer tipo, obedecendo ao princípio de universalidade de atendimento. No estatuto da Associação está claramente explicitado que é vedado dirigir suas atividades exclusivamente a seus associados. Além disto, como entidade de educação para profissionais das áreas afins, busca capacitar os mesmos através de estudo, desenvolvimento cientifico e difusão do conhecimento de questões relacionadas ao Transtorno do Espectro do Autismo e suas comorbidades, graduandos e pós graduandos, com a realização de eventos científicos, aulas, cursos e seminários, workshops, estágios, assim como publicações de livros, revistas e artigos nas versões impressa e digital, com qualidade técnico-científica.
O Projeto da Associação Caminho Azul está organizado nos seguintes pilares: a) espaço físico adequado ao recebimento de famílias de baixa renda que possuem membro identificado no Espectro do Autismo; b) atendimento médico interdisciplinar e transdisciplinar, formado por profissionais de diferentes especialidades, com conhecimento atualizado das diversas comorbidades relacionadas ao Autismo; c) atendimento terapêutico ao indivíduo autista, de forma interdisciplinar e transdisciplinar; d) desenvolvimento de atividades esportivas, artísticas e culturais, tanto na vertente terapêutica como no desenvolvimento de talentos específicos; e) educação, treinamento e capacitação de profissionais para atuarem com indivíduos autistas e suas famílias.
O projeto Caminho Azul, desde seu início, tem por sonho o atendimento clínico interdisciplinar e transdisciplinar, com alta tecnologia, para famílias carentes que sofrem com os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Estamos falando de famílias que, além de enfrentarem as dificuldades típicas inerentes aos TEA, tem os infortúnios socioeconômicos dispondo-as a fragilidades de recursos, educação, saúde e suporte material necessários. Muitas vezes, até o entendimento do que está ocorrendo com seus filhos pairam sobre nuvens obscuras sem padrão lógico por se tratar de tão complexa entidade clínica.
Criação de um software de gestão por onde todos os envolvidos se organizarão no raciocínio de desenvolvimento e cuidados para com o indivíduo com TEA.
Criação de projetos pilotos que desenvolverão na teoria e na prática a figura do gestor do desenvolvimento. A partir da consolidação da tecnologia, criar um curso de especialização e uma pós Graduação Latu Senso para formar gestores em seus diferentes níveis de capacidade. Os mesmos devem ser tecnicamente fortalecidos de todo raciocínio do programa de enriquecimento do ambiente de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, serão treinados a criar confiança e intimidade com os núcleos cuidadores e com os próprios de indivíduos com TEA. De forma humana e afetiva deve dançar a música normalmente desarmônica da dinâmica funcional dos indivíduos com TEA. Com o tempo, com sabedoria, inteligência e afetividade e humanidade nossas harmonias são introduzidas ao compasso funcional da relação entre o ecossistema e o indivíduo com TEA.
– Segunda etapa: construção de um centro terapêutico de 10 mil metros quadrados, que abrange o desenvolvimento das famílias em todas as áreas da ciência, arte, cultura e esportes, com assessoria social e jurídica, apoio em todas a áreas de saúde com a capacidade de atender até 500 famílias, consolidando a proposta de criar um modelo de atendimento. Toda comissão científica, composta por profissionais especialistas brasileiros e estrangeiros, criará os protocolos seguindo o plano de enriquecimento do ambiente que possa seguir o fluxo de novos raciocínios aprendidos com as pesquisas mais recentes e capazes de absorver os futuros.
– Terceira etapa – Criar um ambiente físico que dará conta de gerenciar todos os gestores, ambientes e indivíduos com TEA assistidos. Será formatado por tecnologias e sistemas próprios com ferramentas em tecnologia da informação. Além desse propósito esse ambientes terá laboratórios de desenvolvimento de novas tecnologias de gestão e cuidados. Por lá, ocorrerão treinamentos teórico práticos para formar especialistas e gestores. Salas de cuidados em rede serão criadas para monitorar o desenvolvimento e funcionamento dos indivíduos assessorada. O intercâmbio com universidades e centros de cuidados poderão ser feitos para que toda tecnologia aplicada possa ser adaptada as necessidades individuais. Será criado uma rede de produção científica e literária que ajudará a propagação da informação.
Rua Lucidio Lago, 91/411 – Méier – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20780-020
2024 © Associação Caminho Azul - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Otmiza Agência Digital