25 à 26 de abril de 2025
Nova Friburgo - RJ
Hotel Dominguez Plaza
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Área de submissão de trabalhos
Abertura da secretaria
Credenciamento dos congressistas
Mesa de Abertura do Evento
Convidados: Dr. Vinicius Pascoal, Drª Diana Cavalcanti, Drª Suzete Araújo, Drª Suellen Marques
Conferência: Gestão de Desenvolvimento do Autista
Convidada: Drª Diana Cavalcanti
Conferência: Saúde, Espiritualidade e Ética: a integralidade do cuidado
Convidado: Dr. Wantuil Rodrigues Araujo Filho (UFF/BRA)
Tratamento e Intervenções para o TEA
Convidado: Dr.ª Mônica Talouis (BRA)
Conferência: Benefícios da CAA para o desenvolvimento do TEA
Convidada: Me. Fernanda Aymeé (BRA)
Intervalo para almoço
Mesa Temática: Treinamento de habilidades sociais através do Teatro
Convidados: Me.Fabricio Moser (USP/BRA)
Aldo Frey (APAE/BRA), Drª Luana Valadares
Conferência: Autismo em Adultos um olhar necessário
Convidada: Dr.ª Jéssica B. Franck (BRA)
Intervalo
Conferência: A música como um processo multissensorial
Convidada: Drª Michele Senra
Conferência: Comunicação com a família: entre a escola e a clínica
Convidado: Dr. Carlo Schmidt
Mesa Temática: Autismo e a necessidade de ações intersetoriais
Mediadora: Diana Cavalcanti
Convidados: Dr. Rafael Engels, Dr. Carlo Schimidt, Dr. José Otávio, Dr. Carlos Alberto Lima de Almeida
Encerramento do dia
Abertura da secretaria
Credenciamento dos congressistas
Conferência: Quando é TDL e não TEA, o que fazer?
Convidada: Drª. Tatiana Bagetti (UFF/ISNF)
Conferência: Desenvolvimento de habilidades motoras no Autismo
Convidado: Dr. Jomilto Praxedes (UERJ/BRA)
Concerto Azul: valorizando a expressão artística de pessoas com TEA sob a perspectiva da musicoterapia
Convidada: Dra. Michele Senra
Conferência – Direito Educacional e Inclusão: Políticas, Desafios e Caminhos para uma Escola Acessível
Convidada: Dr. Denner Pereira
Conferência: Muito Além do Currículo: Como Professores Podem Desenvolver Soft Skills para Atender Alunos com TEA
Convidado: Dr. Damião Silva
Intervalo para almoço
Mesa Temática: Nada Sobre nós, sem nós – Relatos de Autistas sobre sua trajetória escolar
Mediador: Denner Pereira
Convidados: Dr. José Otávio, Drª Jéssica B. Franck, Me. Ayla Bragança
Conferência: Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais para o TEA
Convidada: Me. Dora Vieira
Intervalo
Das Práticas Baseadas em Evidências em sala de aula para Autistas à construção do Plano de Ensino Individualizado
Convidado: Carlo Schmidt (UFSM/BRA)
Encerramento do dia
Psicólogo, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS, 2004/2008), Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),Pós-Doutorado pela Purdue University, Indiana, EUA (2022-2023), Docente do depto de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), Líder do grupo de pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA/CNPq), Editor-chefe da Revista Educação Especial (UFSM), Coordenador regional do Fórum de Editores de Periódicos em Educação (FEPAE/ANPED, Região Sul), vice-coordenador do GT 79 – Transtorno do Espectro Autista (TEA):Pesquisas na saúde e educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
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Professora Adjunta do curso de Fonoaudiologia, do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia (FEF) da Universidade Federal Flunimense (UFF). Possui graduação e Especialização em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana na área de linguagem infantil, pela UFSM, e Doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Atua como docente na UFF, exercendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e realiza parcerias interisntitucionais. Ministra disciplinas sobre aquisição da linguagem oral e escrita, transtornos da linguagem oral e escrita e avaliação e tratamento de transtornos da linguagem oral. Participa do grupo de pesquisa do CNPq: Linguagem típica e Atípica, linhas de pesquisa: aspectos clínicos e lingüísticos na Aquisição e nos Distúrbios da Linguagem e Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Fonoaudiologia. Tem experiência na área de aquisição e processamento da linguagem, transtornos do desenvolvimento da Linguagem (TDL), transtornos fonológicos e dificuldades e transtornos de aprendizagem. Possui formação no método PROMPT. Áreas de interesse: aquisição da linguagem, aquisição fonológica, comunicação infantil, transtornos da linguagem oral infantil.; orietanção a mãe e pais; práticas integrativas e Complementares na Fonoaudiologia, princípios sistêmicos na Fonoaudiologia, pedagogia sistêmica e Comunicação Não-Violenta (CNV).
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Doutor em Odontologia
Professor Associado da UFF ( Instituto de Saúde de Nova Friburgo)
Coordenador da Disciplina Ciencia, Espiritualidade e Saúde
Professor de Mindfulness e Autocompaixão
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Bióloga, Mestre e Doutora em Química, professora da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo (NEPA/UFF), vice-presidente da Associação Caminho Azul e mãe de jovem com autismo.
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José Otávio possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Realizou pós-doutorado no PACC/UFRJ (2012) em cultura digital. Também fez estágio de pós-doutorado na universidade finlandesa Turku University of Applied Sciences, onde estudou Inteligência Artificial e eHealth. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) e do Espaço Alexandria da UFRJ, tem atuação interdisciplinar e é responsável pela disciplina Mapas: desvendando a mente e o espaço para alunos dos mais variados cursos da UFRJ. Realiza cooperação técnica com o Instituto Federal de São Paulo, campus Sorocaba, onde desenvolve o protótipo de carro elétrico adaptado para pessoas com deficiência e criação de Inteligência Artificial Aplicada. Apresenta lives de divulgação científica no youtube pelo Espaço Alexandria/UFRJ. Foi especialista do tem educação e pessoas com deficiência na Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Organização das Nações Unidas em Nova York em 2017.
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Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ; Certificada em Integração Sensorial pela Universidade Sul da Califórnia; Especialidade em atendimento com crianças e adolescente dentro do Espectro Autista mais de 15 anos; Formação do Conceito Neuroevolutivo Bobath Infantil; Consultora de diversas Clínicas e de terapeutas ocupacionais do Brasil/ USA/Irlanda; Analista de Comportamento Profile; Professora Convidada da Pós-Graduação do CBI of Miami; Professora Convidada da Pós- Graduação da Academia do Autismo; Formação Internacional no modelo Dir- floortime; Formação em Seletividade Alimentar e Desfralde; • Formação Internacional de Práxis; Formação em Neurociência Integrada na Teoria de Integração Sensorial de Ayres; Capacitação do Treinamento da Medida de Fidelidade; Membro da Comissão do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFRJ.
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Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) da UFF, Doutor em Ciências pela UNESP/FEG, Mestre em Ciências pela UNESP/FEG, Pós-Graduado em Biomecânica UFRJ e possui graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da UERJ, regente das disciplinas Desenvolvimento Motor, Educação Física Escolar Infantil, Tópicos Especiais e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e II, e Coordenador e Pesquisador do Laboratório de Ciência do Movimento e Comportamento Humano.
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Possui graduação em Medicina pela Universidade Severino Sombra(1989), especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Super pelo Fundação Oswaldo Cruz(2006), especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA pela FACULDADE ARTHUR SA EARP NETO – FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS(2002), mestrado-profissionalizante em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo(2007), residência-médica pelo Departamento de Pessoal do Ministério da Saúde(1992) e residencia-medicapela Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro(1993). Atualmente é PROFESSOR ASSISTENTE I da Universidade do Grande Rio, Médica – Pediatra da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e PEDIATRA da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – POLICLÍNICA PIQUET CARNEIRO. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria. Atuando principalmente nos seguintes temas:GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA, Pediatria
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Pós-doutorado em Direito (UERJ); Doutor e Mestre em Política Social (UFF); Doutor (UFF) e Mestre em Educação (UNIVERSO); Bolsista do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico CAPES, associado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEdu), da UERJ campus São Gonçalo; Pós-doutorando em Política Social (UFF). Pesquisador, advogado e professor. Presidente da Comissão de Direito Antidiscriminatório da Ordem dos Advogados Seção do Estado do Rio de Janeiro.
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Ator, Diretor, Professor e Pesquisador, realiza Doutorado em Artes Cênicas (USP) e é Mestre (UNIRIO) e Bacharel (UFSM) na mesma área, tendo desenvolvido em seus projetos profissionais em âmbito artístico e acadêmico pesquisas sobre teatro, saúde, acessibilidade e neurodiversidade; atuação e direção; processos criativos; autobiografia documental; e história das artes cênicas. Mora no Rio de Janeiro desde 2009 e desenvolveu ao longo de sua trajetória profissional projetos independentes e com artistas e instituições públicas e privadas de arte, educação e cultura em cidades do Brasil, Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Argentina e Uruguai. Publicou ensaios e artigos acadêmicos e é professor do CBI of Miami, onde leciona nos cursos Transtorno do Espectro do Autismo; Neurociência e Educação; Psicomotricidade no Autismo e outros transtornos de desenvolvimento; e coordena a Pós-graduação em Artes Aplicadas na Promoção da Saúde.
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Aldo Frey, ator desde seus 8 anos de idade, formou-se em psicologia no ano de 2018. É pós graduando em Psicodrama, ministra aulas de teatro terapêutico na APAE Niterói para Adultos com deficiências intelectuais, adolescentes e crianças com TEA. É fundador do curso de extensão “arte terapia e sua contribuição no processo terapêutico”, além de ser professor na Cia Jukah de teatro.
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Doutoranda em Terapia Ocupacional, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Diversidade e Inclusão, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Formada em Terapia Ocupacional pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Membro da ISAAC – Brasil. ormação Avançada Internacional e experiência no Sistema Robusto de Comunicação Alternativa PODD (Pranchas Dinâmicas com Organização Pragmática).
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Damião Silva é psicólogo, neuropsicólogo, pedagogo, psicólogo escolar e educacional. Mestre em avaliação psicológica. Especialista em educação inclusiva, em análise do comportamento aplicada ao T3EA e em altas habilidades/superdotação. Ainda tem no currículo o curso internacional máster en altas capacidades y desarrollo del talento e é doutorando no programa de Pós Graduação em ciência, tecnologia e inclusão – UFF.
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Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR). Pós-graduada em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduada em Psicologia (PUCPR). Atuação na área de Psicologia Clínica, Psicomotricidade Relacional e Avaliação Neuropsicológica.
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Ana Carolina Steinkopf é fundadora e diretora do Instituto Steinkopf para pesquisa, desenvolvimento, produção artísticas e integração de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Criadora do programa Uma Sinfonia Diferente – programa musical para desenvolvimento de pessoas com autismo. Graduada em Musicoterapia na Universidade Federal de Goiania em 2013. Seus interesses de pesquisa estão no impacto da musicoterapia em distúrbios neurológicos como Autismo. Como musicoterapeuta, ela trabalha com crianças e adultos com autismo desde 2013.
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Graduada em Pedagogia Bilíngue (Português/Libras) pelo Departamento de Ensino Superior do INES, Pós-graduada em Gestão em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação pelo IST-Rio da FAETEC , Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unicarioca-RJ e Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI-UFF). Atualmente é Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), lotada no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Integrante do grupo de pesquisa “Formação de professores (de) Surdos”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Ensino Colaborativo, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa, Educação de Surdos e Transtorno do Espectro Autista.
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Mestre em Direito. Professor nos cursos de Graduação da PUCPR e da Univel. Professor nos cursos de aperfeiçoamento em Educação Especial da UFPel. Membro do Grupo de Pesquisa em Direito Civil (Virada de Copérnico da UFPR). Foi Assessor PGE/PR e Compliance Officer. Atualmente é Advogado.
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Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014); Residência Médica em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015 a 2018); Título de Especialista em Neurologia pela Associação Brasileira de Neurologia (2018); Estágio no Ambulatório de Distúrbios do Movimento e Neurossonologia do Serviço de Neurologia do HUCFF/UFRJ (2017 a 2018); Pós-graduação Lato Sensu/Especialização em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência pelo CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa (2019-2022); Colaboradora voluntária do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Autismo da UFF (2023 – atual); Médica Neurologista do Centro de Acolhimento ao Deficiente de Nova Iguaçu (2017-2023); Atua como Médica em seu consultório particular atendendo crianças e adultos com Transtornos do Neurodesenvolvimento e outras Neurodivergências desde 2021.
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Certificado
Todos os participantes com mais de 75% de participação presencial ou on-line receberão certificado digital no e-mail cadastrado no ato da inscrição, com a carga horária total de 60h.
Inscrição em grupos
Um grupo é formado por no mínimo 5 pessoas e no máximo 20.
Os descontos destinados aos grupos serão de 5% à 20%, conforme o quantitativo de seus integrantes, sendo mais de 5 pessoas, desconto de 5%, mais de 10 pessoas, desconto de 10%, mais de 15 pessoas, desconto de 15%, mais de 20 pessoas, 20%. Para inscrição em grupos, favor entrar em contato através do e-mail: autismo.uff@gmail.com
Cancelamento de inscrição
A organização obedece ao previsto no Código de Defesa do Consumidor, sendo o cancelamento com reembolso total possível até 7 dias úteis após a data de compra.
Confirmação de inscrição e informações sobre credenciamento
A confirmação de inscrição para o 6º SAUFF é feita de forma automática após a comprovação de pagamento pela plataforma de gerenciamento do evento. EVENTO PRESENCIAL: O credenciamento para este evento poderá ser feito de forma antecipada no dia 24/04/2025, a partir das 16hs no Hotel Dominguez Plaza, localizado na Praça do Suspiro, nº 114, Centro – Nova Friburgo – RJ, 28625-490. EVENTO ONLINE: O link para acesso a área de transmissão do evento será enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição, 24h antes do início do evento, sendo reenviado 1h antes de começar as palestras, esse link é pessoal e intransferível. Com ele você terá acesso a sala de transmissão. Esclarecemos que as palestras do congresso online ficarão disponíveis na plataforma por 30 dias, de 26/04 à 26/05, para quem adquirir esta modalidade e que o link de acesso recebido será o mesmo para todos os dias.
Recomendação de faixa etária para participação no evento:
O evento possui característica educativa e será um ambiente voltado para esse objetivo, não sendo indicado para menor de 18 anos. Pois embora seja um espaço de aprendizagem, as palestras serão longas e não teremos espaço para acolher jovens e crianças com idade abaixo de 18 anos.
Desconto para responsáveis de participantes autistas
Atendendo à legislação seja: desconto para acompanhantes de pessoas com deficiência. A Lei Federal 12.933, de 26 de dezembro de 2013 e Decreto 8.537, de 5 de outubro de 2015 garante o benefício de meia-entrada para pessoas com deficiência e caso haja a necessidade de acompanhante, é permitida a compra de mais 01 (um) ingresso também de meia entrada.
Desconto de meia Entrada
A Lei Federal nº 12933/2013, também conhecida como Lei da Meia-Entrada, garante o benefício do pagamento de Meia-Entrada para estudantes, pessoas com deficiência e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos. Somente farão jus ao benefício alunos da educação básica e educação superior, conforme previsto no Título V da Lei no 9.394, de 20.12.1996. A lei não estende o benefício a cursos livres, tais como cursos de inglês e informática. – Professores do Estado do Rio de Janeiro – Profissionais que estejam em efetivo exercício e aposentados nas instituições de ensino, tanto os da rede estadual como os da rede privada (Lei Estadual 8.775 de 2020): para os que estão em efetivo exercício, mediante apresentação de contracheque ou carteira funcional emitida pelo respectivo órgão empregador. Para profissionais aposentados, mediante apresentação de documento oficial emitido pelo órgão responsável.; – Pessoas com deficiência também têm direito, bem como seu acompanhante, quando necessário; – Jovens de 15 a 29 anos, cuja renda familiar mensal seja de até 02 salários mínimos, desde que inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, também podem adquirir os ingressos com 50% de desconto. Obs.: Para as pessoas que se inscreverem no Congresso optando pela inscrição de meia entrada, deverão apresentar os documentos necessários no dia do credenciamento para comprovar o seu direito. Para saber quais documentos apresentar no credenciamento consulte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12933.htm
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